Conexão Tocantins Araguaína

Educação

12/12/2012 - Redação

Até 2016, a Lei nº 12.711 (Lei de Cotas), sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no último dia 29 de agosto de 2012, determina a destinação de 50% das vagas nas universidades públicas de todo o País para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Segundo a Lei, para 2013 deverá ser reservado o percentual mínimo de 12,5%.

Em consonância com o preconizado pela Lei, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançou, nesta quarta-feira (12), seu Edital do Vestibular 2013.1, atendendo ainda à realidade estadual em relação ao percentual de estudantes da escola pública e também à população preta/parda/indígena. Serão disponibilizadas, neste certame, 1.615 vagas, distribuídas em 48 cursos, em sete cidades onde a UFT mantém campus – Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Por decisão do Conselho Universitário da UFT, mantiveram-se os 5% da cota reservada aos indígenas, reforçando a política de inclusão desta população que a Universidade vem adotando, de forma pioneira, desde 2004. Em atendimento à Lei de Cotas para estudantes da escola pública, a UFT vai além do índice mínimo de 12,5% obrigatório previsto na lei para 2013 e destina percentuais superiores, e que variam conforme a quantidade de vagas para cada curso – mantendo uma média de 20%.

Inscrição, datas e provas

As inscrições para o Vestibular 2013.1 serão abertas no dia 3 de janeiro de 2013 e poderão ser feitas até as 23h59 minutos do dia 5 de fevereiro de 2013. O processo de inscrição será feito exclusivamente pelo site da Comissão Permanente de Seleção (Copese), no endereço http://www.copese.uft.edu.br. O candidato terá opção de escolher entre disputar vagas no sistema universal, cotas indígena ou de escola pública. Em escolhendo uma das opções para cotistas, o candidato deverá atentar-se para o envio dos documentos requeridos no Edital e que comprovem sua opção.

A taxa de R$ 80 (R$ 100 para o curso de Arquitetura e Urbanismo) pode ser paga até dia 6 de fevereiro. O Edital do Vestibular 2013.1 com todas as informações está disponível no site da Copese.

As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 9 (Prova de Habilidades Específicas do curso de Arquitetura e Urbanismo) e 10 de março (Provas para todos os cursos) e o resultado final é previsto para ser divulgado no dia 18 de abril de 2013.

Isenção

A fim de ampliar as possibilidades para os candidatos em vulnerabilidade socioeconômica, a Universidade reabrirá seu Edital de Isenção da Taxa do Vestibular – lançado antes da sanção da Lei de Cotas. O relançamento do Edital ocorrerá ainda nesta quarta-feira (12) inscrições e prazo para envio de documentação até dia 15 de janeiro. O resultado provisório deverá ser divulgado dia 30 de janeiro e o resultado final dia 1º de fevereiro, possibilitando ainda período hábil para inscrições dos candidatos aprovados até dia 5 de fevereiro. (Dicom UFT)