Conexão Tocantins Araguaína

Estado

26/11/2012 - Redação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins  montou uma força tarefa especial para atuar junto aos atingidos pela tromba d’água que  castigou Araguaína neste mês. A informação foi repassada na tarde desta segunda-feira, 26, pelo Secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, durante entrevista coletiva realizada no Palácio Araguaia.

Na ocasião o gestor estava acompanhado dos secretários: Sandoval Cardoso, das Cidades; Alexandre Ubaldo, da Infraestrutura; Raimundo Palito, de Assuntos Legislativos; Vanda Paiva, da Saúde; Agimiro Costa, do Trabalho e Assistência Social; Olyntho Neto, da Juventude e dos Esportes; e Arrhenius Naves, da Comunicação. Além do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Erly e o coordenador adjunto da defesa civilnoTocantins, major Carlos Eduardo de Sousa Farias.

De acordo com Eduardo, a equipe parte de Palmas rumo a Araguaína na manhã desta  terça-feira, 27. Segundo ele, os componentes do grupo irão se reunir com representantes  do governo municipal às 9 horas na sede da prefeitura da cidade. “Nossa intenção é realizar um levantamento da real necessidade da comunidade atingida”, explicou ele em seu discurso.

O secretário ressaltou que a força tarefa do Governo do Estado pretende planejar ações imediatas, preventivas e curativas que tenham como objetivo amenizar o sofrimento da população. “Vamos identificar os principais pontos críticos para posteriormente realizarmos as ações necessárias”, disse Eduardo, frisando ainda que entre as principais medidas estão a desobstrução de bueiros e a retirada de lixo e entulho das margens dos córregos da região atingida.

O secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, disse que além da desobstrução dos bueiros os técnicos da Seinfra já estão realizando um estudo que prevê a limpeza e desassoreamento do Córrego Neblina. “Nós precisamos realizar a desobstrução do córrego que está sujo e assoreado”.

Além das ações de infraestrutura, Eduardo também explicou que uma equipe de saúde já se deslocou para o local onde realizará trabalhos específicos. “As equipes endêmicas irão realizar seu trabalho da melhor forma possível”, completou o secretário.

Assistência

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil, cerca de 250 famílias da região do Córrego Neblina foram atingidos pela enchente.

Segundo o Secretário do Trabalho e Assistência Social, Agimiro Costa, cerca de 6 mil quilos de alimentos, roupas, cobertores, fraudas geriátricas e kits gestantes serão disponibilizados para a comunidade. “Acreditamos que amanhã, antes do meio dia, todos esses itens já estarão em Araguaína e veremos a melhor forma de realizar a distribuição”, explicou o gestor. (Secom)