Conexão Tocantins Araguaína

Economia

07/11/2012 - Redação

Para auxiliar os profissionais da contabilidade, o Sebrae está realizando uma consultoria específica sobre o SPED Fiscal, que começou no último dia 18 e vai até o início de dezembro.

O SPED Fiscal é a substituição da escrituração e impressão de livros como os de registros de entrada, saída, inventário e apuração de Imposto de Produtos Industrializados e Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, para um modelo digital.

Representantes de quinze empresas atendidas pelo Núcleo Regional Norte, em Araguaina, estão recebendo a consultoria, ministrada pelo especialista na área contábil Heráclio Fernandes. No total, serão 225 horas de orientação divididas entre os profissionais contadores para que eles se aprofundem neste novo processo, conforme explica o analista técnico do Sebrae e gestor do Projeto Contadores de Araguaína, Cyro Gurgel. “Nós vimos esta necessidade no público que atendíamos. Precisavam estar mais inteirados desse processo de transformação que acontece nos escritórios e acreditamos que com esta consultoria intensiva teremos bons resultados”.

A intenção do projeto é que os profissionais possam ser multiplicadores destas informações e tenha reflexo positivo junto aos clientes. Esta é a ideia compartilhada pelo presidente da Associação dos Contabilistas de Araguaína, Ronaldo Dias Oliveira, que também é um dos atendidos na consultoria. “A maioria dos problemas que nos chegam é com relação ao lançamento de informação errada e, com a consultoria, poderemos auxiliar nossos clientes a evitar prejuízos, pois um erro desses incorre em multa”, informa Oliveira. Lembrando que falhas como essa podem levar a multas que chegam a 20% do valor do documento.