Conexão Tocantins Araguaína

Cultura

02/11/2012 - Redação

Foto: Adilvan Nogueira


O ator comediante Nival Correia realiza neste sábado, 03, e domingo, 04 a oficina “As Bases da comédia e do humor” no Instituto Federal do Tocantins na cidade de Gurupi.  A atividade integra o projeto premiado pela Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Cultural do Tocantins, por intermédio do Prêmio Humberto Pedrancini 2011 de apoio à capacitação artística e técnica.

Nival Correia possui em seu currículo várias peças de humor, entre elas: Vivos... Mas nem Tanto!, O Jogo do Amor, O Anel de Magalão, Burundanga, Sacra-folia, A vida como ela é no cordel e Atrupelando os Brasis. Segundo Correia, “O humor é uma das sensações mais prazerosas da vida. Aqui os alunos aprenderão porque temos essas sensações, quais os formatos e estilos mais utilizados por novos e velhos comediantes”.

A oficina é gratuita e tem seu conteúdo baseado na experiência com o grupo Morro do Riso de São Paulo e grandes nomes do humor universal, como: Buster Keaton, Haroldy Loyde, Charles Chaplin, Irmãos Marx, O Gordo e o Magro, Chico Anísio e Renato Aragão. O conteúdo é reflexo de uma pesquisa do humor nas mais variadas vertentes entre eles: A Farsa, Comédia Dell’arte, O Burlesco, O Humor físico, O Humor falado, sátira, Paródia, Besteirol, Comédia Musical, jornalismo de Humor. O conteúdo não se restringe apenas ao entendimento dos estilos mais utilizados, mas entender e praticar as técnicas mais utilizadas, entre elas: A réplica, O Quiprocó, Inversão da lógica, A inversão de valores, O  Norsense, O Trocadilho, A repetição, A preparação.

A responsável pelo evento é a Associação dos Nordestinos do Tocantins e contempla ainda oficinas nas cidades de Araguaina e Colinas do Tocantins, com data a ser definida.