Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

29/08/2012 - Philipe Bastos

Foto: Divulgação

Restando pouco mais de 45 dias para a eleição que definirá os novos prefeitos e vereadores do Tocantins, a justiça eleitoral ainda tem trabalho com os julgamentos de recursos para registro de candidaturas. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins é que até a próxima sexta-feira, 31, todos os processos tenham sido julgados.

Ao todo, foram protocolados na corte eleitoral do Estado 285 processos pedindo impugnação de candidaturas, vindos da primeira instância de julgamento, ou seja, as comarcas locais. Destes, 244 já foram apreciados pelo pleno do TRE e tiveram suas sentenças pela cassação ou manutenção das candidaturas.

Somente na última terça-feira, foram julgados 35 recursos pela justiça eleitoral tocantinense. Os 61 recursos que ainda restam ser julgados tem previsão para a próxima sexta-feira, de acordo com o website do Tribunal Regional Eleitoral.

Candidaturas impugnadas

Dentre as candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral estão, por exemplo a da candidata a prefeita de Araguaina, Walderez Castelo Branco (PP), a do candidato a prefeito de Luzinópolis, Antônio Alves Araújo (PR).

No caso de Walderez, o indeferimento foi por não quitação junto à Justiça Eleitoral. Já o candidato de Luzinópolis teve seu pedido de candidatura impugnado pela rejeição de suas contas enquanto presidente da Câmara Municipal. Em ambos os casos ainda cabe recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Com informações ascom TRE)