Conexão Tocantins Araguaína

Foto: Divulgação

 A aplicação das provas do Concurso do Quadro Geral do Tocantins para preenchimento de 6.352 vagas e diversos cargos para a administração estadual teve início neste domingo, 26, às 8h15, conforme previsto pelo Edital.

As provas estão sendo realizadas nas cidades de Araguaina, Araguatins, Augustinópolis, Babaçulândia, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Taguatinga, Tocantinópolis e Wanderlândia.

No período matutino, apenas os inscritos para o cargo de Assistente Administrativo realizaram as provas, sendo 72.503 o número de inscritos para o cargo.

O diretor da AOCP Concursos Públicos, Emerson Pinheli, considera que a evasão dos candidatos no primeiro período do primeiro dia de provas dentro da margem prevista para o certame. “A média do número de ausentes varia entre 20 e 30%, nossas análises indicaram que 27% dos candidatos não compareceram ao Local de Prova, consideramos que apesar do número de ausentes, o maior concurso do Estado está sendo bastante disputado”, pontuou o diretor da organizadora.

A aplicação das provas do periodo vespertino começou às 14h 15min. Nesta etapa da aplicação haviam 39.532 inscritos. Desse total 26% não compareceram a seus respectivos Locais de Prova. Sendo esse um índice menor que o registrado no período anterior.

Os candidatos que chegaram atrasados ao local de provas não puderam realizar as provas.

Não foi registrada nenhuma ocorrência policial, sendo considerado pelo comandante da Polícia Militar, Wagner Vieira da Cunha, um concurso tranquilo dentro da normalidade prevista pela própria polícia.

O comandante afirmou que sua equipe acompanhou todas as escolas nas quais havia aplicação das provas e concluiu que apesar do índice de ausentes, os candidatos participaram da prova em tempo integral.

A prova deste domingo foi direcionada aos cargos de: Almoxarife, Cenotécnico, Desenhista, Examinador Veicular, Fiscal Agropecuário, Fiscal Ambiental, Fiscal das Relações de Consumo, Fiscal de Trânsito, Fiscal Metrológico, Fotógrafo, Gerontólogo, Guarda de Parque, Técnico Agrícola, Técnico Agropecuário, Técnico Eletricista, Técnico em Agrimensura, Técnico em Contabilidade, Técnico em Defesa do Consumidor, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrônica, Técnico em Extensão Rural - Habilitação em Técnica Agrícola, Técnico em Extensão Rural - Habilitação em Técnica Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Operações de Suporte e Desenvolvimento, Técnico em Saneamento Ambiental e Técnico em Segurança do Trabalho.

O Vagas do Concurso

O concurso oferece um total de 6.352 vagas, sendo 4.513 para provimento imediato e 1.839 para o cadastro de reserva. As vagas estão distribuídas em 123 cargos para todo o Estado.

No dia 2 de setembro serão aplicadas as provas aos candidatos que disputam cargos que exigem nível superior e fundamental. As provas para os candidatos de nível superior acontecem, a partir das 8 horas da manhã e para os candidatos de nível fundamental, a partir das 14 horas.

Nesta segunda-feira, 27 de agosto, até o final da manhã estará disponível no site da organizadora do concurso http://www.aocp.com.br o gabarito preliminar das provas.  Os candidatos podem solicitar o recurso do gabarito nos dias 28 e 29/08/12.