Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

18/07/2012 - Redação

A assinatura de um protocolo de intenções, nesta quarta-feira, 18, na sede da Prefeitura de Paraíso do Tocantins (63 km de Palmas), dará início à etapa de concretização do Consórcio Intermunicipal em Saúde (CIS), o primeiro dos sete a serem constituídos no Tocantins.

Esse primeiro CIS atenderá 115.679 habitantes e será formado por 16 municípios: Araguacema, Abreulândia, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Pium, Pugmil e Paraíso. O objetivo dos consórcios é potencializar a atenção à saúde das populações de todos os municípios participantes.

O fortalecimento da saúde na gestão municipal tem sido tema prioritário discutido pela Sesau junto aos prefeitos tocantinenses. Além de Paraíso, os demais consórcios terão como sede os municípios de Augustinópolis, Araguaína, Dianópolis, Guaraí, Gurupi e Palmas.

Consórcios

A necessidade de melhoria na infra-estrutura, a contratação de recursos humanos especializados e a aquisição de equipamentos para oferecer serviços de saúde em todos os níveis de atenção, implicam montante significativo de recursos que, quase sempre, não chegam a ser plenamente utilizados por apenas um município, gerando aumento de custos operacionais e impossibilitando, por outro lado, o investimento em ações básicas de promoção e proteção.

Assim, a prestação de serviços de forma regionalizada pelos consórcios evitará a sobrecarga do município na construção de novas unidades, na aquisição de equipamentos de custos elevados e na contratação de recursos humanos especializados. Com informações do Ministério da Saúde. (Ascom Sesau)