Conexão Tocantins Araguaína

Polí­cia

16/07/2012 - Redação

Foto: Divulgação / PM

Marcio Almeida de Oliveira, 34 anos, estudante, Ricardo Xavier de Souza Lopes, 29 anos, montador, Junior Mayk Lima Soares, 21 anos, topógrafo ambiental, e Guilherme Henrique de Pinho, 20 anos, lanterneiro, foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira, 16, por volta de 1h, acusados de tentativa de furto qualificado ao caixa eletrônico do estabelecimento “É Pra Já”, localizado na Avenida Cônego João Lima, Setor Entroncamento, na cidade de Araguaina.

O Sistema Integrado de Operações (SIOP) foi acionado pela central de monitoramento de caixas eletrônicos do Banco do Brasil, com base no acionamento do alarme, sobre um possível assalto ao caixa eletrônico do Órgão de Atendimento ao Público denominado “É Pra Já”.

No local a PM constatou o fato e verificou que havia uma lona plástica de cor preta sobre o caixa eletrônico. Em ação rápida, a equipe de policias cercou o prédio e ainda na parte dos fundos estavam dois suspeitos tentando deixar o local. Os dois foram detidos e confessaram autoria do delito.

Testemunhas apontaram que outros dois indivíduos, portando armas de fogo, foram vistos nas proximidades. Diante da situação, outras viaturas saíram à procura e percorrendo um trecho a pé, militares realizaram a detenção dos suspeitos. Ao serem capturados, Guilherme Henrique portava um revolver calibre 38, carregado com 4 (quatro) munições intactas e Junior Mayk portava uma pistola calibre 7.65 com numeração raspada, com um carregador e 3 (três) munições intactas.

A perícia constatou que na lateral do caixa eletrônico havia várias perfurações realizadas com o auxílio de um maçarico acoplado a um cilindro de oxigênio e a um botijão de gás (GLP) de 5 (cinco) quilos, bem como 02 (duas) barras de ferro utilizadas para ajudar na abertura do cofre. No local também havia uma mala de cor vermelha contendo 01 segueta, 01 chave de fendas grande, 01 registro para botijão de gás, 01 chave grifo, 01 malote vazio com o nome dos correios e 02 rolos de fita adesiva grande e ainda 01 chave de fendas pequena.

Em patrulhamento nas imediações foram encontrados os veículo VW Gol, de cor prata, placa ANZ-4967 da cidade de Rosário do Oeste (MT), que era usado por Marcio e Ricardo. Além do veículo VW Fox, de cor prata, placa MVY-7845 da cidade de Araguaina (TO), utilizado pelos outros acusados.

No interior do veículo Fox, foram localizados vários sacos plásticos contendo moedas, segundo os envolvidos, as moedas foram subtraídas do Caixa arrombado. Ainda no interior do veículo os policiais localizaram uma carteira de bolso com documentos pessoais e CNH, em nome de Alexandre Melo de Araújo, indicado pelos assaltantes como proprietário do veículo.

Diante das circunstâncias, os militares examinaram o local e constataram uma janela do prédio danificada, que foi usada como entrada para os acusados. Nas proximidades da janela os policiais encontraram também um revolver de calibre 38, carregado com 04 (quatro) cartuchos intactos e um aparelho celular. De acordo com um dos acusados, a arma e o aparelho celular pertencem a outro envolvido que ainda não foi localizado.

Todos os acusados receberam voz de prisão e foram conduzidos, juntamente com os objetos e veículos apreendidos, à Delegacia de Polícia Civil de Araguaina para as providências cabíveis. (Ascom PM)