Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

05/07/2012 - Redação

Foto: Divulgação

Articular e definir prioridades e pactuações de soluções, objetivando a organização de uma rede de ações e serviços de atenção a saúde integral e resolutiva, faz parte das articulações da CIR – Comissão Intergestores Regional Médio Norte, realizada nesta quinta-feira, 05, no auditório do Sine em Araguaina.

Fazem parte da CIR Médio Norte, 13 municípios entre eles: Aragominas, Araguaina, Babaçulância, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Pau Darco, Santa Fé e Wanderlândia.
No encontro gestores e representantes municipais de saúde discutiram os aspectos operacionais da gestão compartilhada do SUS- Sistema Único de Saúde, destacando-se dentre os itens de pauta, a pactuação dos indicadores de transição entre o Pacto pela Saúde e COAP – Contrato Organizativo de Ação Público.

De acordo com a subsecretaria municipal de saúde de Santa Fé do Araguaia, Cristiane Afonso Pelegrino, a reunião da CIR só tem colaborado para o crescimento dos municípios na área da saúde. “As discussões nela apresentadas em grupo, vem fortalecendo coletivamente as soluções dos problemas e com isso, melhorando a qualidade de vida dos usuários do SUS”, disse a subsecretaria.

“Cada vez mais a CIR médio norte se fortalece com a interação e pactuação que ocorrem, e este espaço é fundamental para o aprimoramento das nossas políticas de saúde”, ressaltou Alessandra Silva – Coord. da Divisão de Planejamento do município de Araguaina.

Estavam no comando da reunião às técnicas representantes da Sesau, Marilene Coutinho Borges, Assessora da Diretoria Geral de Gestão e Acompanhamento Estratégico (DGGAE) Maria Beatriz Aleixo Dias, Coordenadora da Regionalização, Tiago Pereira da Silva, Coordenador de Regulação do Trabalho e Luiza Regina Dias Noleto, Diretora de Projetos.

As próximas reuniões do Colegiado da Região do Médio Norte Araguaia foram marcadas para os dias: 16 de agosto no município de Wanderlândia; 08 de novembro em Araguaina e 06 de dezembro em Campos Lindos, onde, irão dar continuidade nas discussões e nas propostas para a melhoria da Comissão Intergestores Regional Médio Norte. (Ascom Sesau)