Conexão Tocantins Araguaína

A Secretaria Estadual da Educação inicia no mês de agosto os cursos técnicos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Os cursos com duração de 800 horas são ofertados em parceria com o Senai, Senac e Ifto e vão atender alunos do ensino médio das redes públicas de ensino de Araguaina, Araguatins, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

Cerca de seis mil estudantes já efetuaram a pré-matrícula. As inscrições ainda podem ser feitas nas escolas estaduais que ofertam o ensino médio. Entre os mais procurados estão os cursos Técnico em Segurança do Trabalho e Manutenção e Suporte em Informática.

O Pronatec foi lançado em 2011 pelo Governo Federal e tem como meta oferecer acesso à educação profissional e Tecnológica a oito milhões de estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é considerado a maior reforma já realizada na educação profissional brasileira.

Cursos disponíveis

Em Araguaina são oferecidos os cursos de Segurança do Trabalho, Automação Industrial, Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Rede de Computadores e Edificações pelo Senai. Em Gurupi, os alunos podem optar por cursar Técnico em Segurança do Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, pelo Senai.

Aos educandos de Palmas o Senai e o Senac disponibilizam os cursos Técnico em Segurança do Trabalho, e Rede de Computadores.

Instituto Federal e Tecnológico

O Ifto inicia as aulas em 2013 para Técnico em Redes de Computadores, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Mecatrônica e Informática para Internet nos municípios de Palmas, Araguatins e Araguaina. Em Paraíso do Tocantins, a instituição oferta o curso Técnico em Agroindústria e em Porto Nacional Técnico em Informática. (Ascom/Seduc)