Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

21/06/2012 - Maria José Cotrim

Foto: Divulgação

O partido do senador João Ribeiro, PR, caminha para a possível consolidação de candidaturas nos três maiores municípios do Estado: Palmas, Araguaina e Gurupi, respectivamente. Apenas em Palmas, caso o partido consiga lançar a deputada estadual Luana Ribeiro, a legenda não tem apoio do governo estadual.

Na capital o partido poderá representar a candidatura de oposição ao Palácio Araguaia se conseguir o apoio do atual prefeito Raul Filho (PT).

Já em Araguaina, Ronaldo Dimas é o favorito do governo até o momento e já ganhou manifestações de apoio por parte de vários Siqueiristas mesmo tendo como vice o peemedebista, Elenil da Penha.

A aliança entre PR e PMDB gerou polêmica e deixou o PMDB dividido mas ainda assim Dimas deve ser apoiado por Siqueira Campos e ainda pelo atual gestor Valuar Barros (DEM) que não quis tentar reeleição.Dimas foi secretário de Siqueira e é tido como leal no grupo.

A confirmação da candidatura da ex-primeira-dama Goiaciara Cruz como candidata governista em Gurupi nesta quinta-feira, 21, mostra que o PR pode ter mesmo a chance de comandar as três maiores prefeituras do Estado. Mesmo sendo do PR, Goiaciara é mais ligada ao governador Siqueira Campos e antes de ser confirmada chegou a afirmar que estava aguardando orientação do tucano sobre seu destino político.

Vale lembrar também que Goiaciara quase foi para os quadros do PSDB a convite do próprio governador.

Relação com o governo

Desde o início do ano a relação do senador João Ribeiro com o governo tem sido questionada e por várias vezes um rompimento chegou a ser cogitado. No entanto, segundo o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos afirmou ao Conexão Tocantins a posição do PR em Palmas não faz com que o partido se distancie do governo estadual. Eduardo salientou ainda que na maioria dos outros municípios a tendência é que PR e PSDB estejam juntos.