Conexão Tocantins Araguaína

Bastidores

05/06/2012 - Redação

Foto: Divulgação

O cenário político no município de Araguaina caminha para uma possível reviravolta com relação a escolha dos pré-candidatos e um fato novo deve vir à tona na próxima semana: o lançamento da pré-candidatura da ex-prefeita Valderez Castelo Branco (PP) no dia 11 de junho durante evento do PP que vai conduzir o advogado Cabral dos Santos Gonçalves à presidência municipal da legenda.

Segundo apurou o Conexão Tocantins na ocasião Valderez vai fazer sua primeira participação durante um evento político depois das eleições em que concorreu como vice do ex-governador Carlos Gaguim do PMDB.

Na cidade, PMDB e PP estão em crise, segundo contam fontes do Conexão Tocantins. Conforme o apurado, o desejo da cúpula do PMDB, ex-governadores Marcelo Miranda e Carlos Gaguim bem como outras lideranças é que o partido componha com Valderez no entanto há informações de bastidores que o atual presidente municipal da legenda, Elenil da Penha já teria acordado com o republicano Ronaldo Dimas a indicação de vice.

Membros do PP tentaram contato por várias vezes com Elenil mas não teriam sido atendidos o que gerou um certo desgaste entre os partidos. “É um nível de desgaste que vai dificultar com certeza as conversações”, conta um aliado do PP sobre o assunto. Elenil estaria agora buscando o PMDB para tentar conversar sobre o pleito.

No PMDB o clima estaria tenso com relação ao pleito na cidade já que Marcelo e outros peemedebistas querem uma composição com Valderez e Elenil não estaria disposto. Conforme apurou o Conexão Tocantins, nos bastidores partidos ligados ao governo estadual, inclusive o próprio PSDB estariam se aproximando do PP em torno de Valderez.

O cenário na cidade depende das próximas movimentações dos partidos.