Conexão Tocantins Araguaína

Polí­cia

01/06/2012 - Redação

O governo do Estado do Tocantins, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, realizou hoje, 31, a solenidade de entrega da reestruturação da Unidade do Sistema Integrado de Operações (Siop), no Município de Araguaína.

O Sistema utiliza tecnologia de ponta facilitando o deslocamento de viatura com mais rapidez e tem como objetivo integrar, através de recursos da tecnologia de informação, as ações operacionais das polícias Civil, Militar e Técnica, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana e IML, mediante o acionamento e acompanhamento das atividades de combate ao crime ou de atendimento a ocorrências noticiadas, sem prejuízo das competências e atribuições das demais unidades da Segurança Pública do Estado.

A solenidade de reestruturação foi realizada no pátio do 2º Batalhão de Polícia Militar de Araguaina onde está localizada a unidade do Siop.

Conduziram o descerramento da placa de inauguração o secretário da Segurança Pública, João Fonseca Coelho, a diretora do Sistema Integrado de Operações, Millena Coelho Albernaz e o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Coronel Jefferson Fernandes Gadelha, representando o comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Marielton Francisco dos Santos.

“Temos uma necessidade de integração do sistema de segurança pública. E hoje é possível com o avanço da tecnologia. Araguaína esta sendo contemplada com esses modernos equipamentos que irá beneficiar a comunidade. Nossos policiais estão a disposição através do Sistema Integrado de Operações para atender com agilidade a todos”, ressaltou o Secretário de Segurança Pública, João Fonseca Coelho.

O Siop possui uma tecnologia de ponta monitorada por satélite. E sua reestruturação tanto em Araguaína como em Gurupi se deu por meio do convênio realizado através da Secretaria da Segurança Pública com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp de quase 3 milhões, em mobiliário, equipamentos e estrutura física.

Segundo a diretora do Siop, o sistema iniciou em Palmas e desde então houve um avanço na área tecnológica. O Siop trará melhorias e dinamismo no atendimento do 190, a meta é atender mais de 159 mil habitantes.

Durante o evento, também foi entregue o Núcleo de Saúde do Fundo de Assistência Militar, onde terá os atendimentos de odontologia, medicina, fisioterapia, assistência social, barbearia e capelania, que serão disponibilizados aos Policiais Militares e dependentes. (Ascom SSP)