Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

29/05/2012 - Redação

Promover a saúde a fim de possibilitar uma vida longa e produtiva. Esse é o objetivo do Serviço Social da Indústria – Sesi que, a partir desta semana, inicia a vacinação de trabalhadores contra a gripe. Em 2012, serão oferecidas mais de 600 doses da vacina entre trabalhadores do Sesi e das indústrias. O foco da campanha é a imunização combinada: uma única vacina contra a Influenza Sazonal (gripe comum da estação) e a Influenza H1N1 (gripe A).

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, de 5% a 15% da população mundial é infectada pelo vírus influenza todos os anos. São 5 milhões de casos graves e 500 mil mortes causadas pela gripe comum. As principais complicações da gripe são otite, a sinusite, amidaglite e a pneumonia.

"Essa é mais uma conquista para nós, começar a campanha imunizando nossos próprios colaboradores. O objetivo da campanha de vacinação é melhorar a saúde do trabalhador e diminuir o absenteísmo, que é a falta por motivo de doença", frisa a gerente do Sesi/Senai Gurupi, Núbia Almeida.

Para o trabalhador da indústria, a campanha realizada pelo Sesi é uma oportunidade para imunizar-se, tendo em vista que a vacinação nacional realizada pelo Ministério da Saúde foi destinada para idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos, gestantes e população prisional.

A imunidade contra a doença desenvolve-se após 15 dias e sua duração é de cerca de seis meses a um ano. A prevenção contra a gripe depende também de outras ações como manter a higiene, principalmente das mãos, e evitar lugares pouco arejados, além de buscar hábitos de vida saudáveis como uma alimentação equilibrada, e a prática de atividades físicas.

A campanha de vacinação contra gripe está sendo realizada também nas unidades do Sesi em Araguaína e Palmas.