Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

08/05/2012 - Philipe Bastos

Foto: Isis Oliveira

O deputado Jorge Frederico (PSD) comentou em entrevista ao Conexão Tocantins durante a sessão da manhã desta terça-feira, 8,sobre o afastamento do prefeito de Araguaina, Valuar Barros (DEM) porter contratado sem licitação a empresa Arte Produções de Shows Artísticos Ltda, no valor de R$ 97 mil, no Carnaval deste ano.

A decisão foi tomada na tarde de ontem pela justiça e a posse do vice-prefeito, Amilton Alves Cardoso, conhecido como Amilton da Caixa (PSDB), foi realizada na mesma noite.

Para o deputado, que é de Araguaina, o prefeito ainda conseguirá reverter situação na Justiça. Frederico se disse tranquilo e frisou que Valuar retornará à Prefeitura. “Acredito que a situação seja temporária e que o prefeito irá retornar para a gestão municipal”, completou. Ainda não foi confirmado, até o momento, que Valuar pretenda recorrer da decisão da justiça em afastá-lo do cargo.

Mesmo sem esta definição, Jorge Frederico informou contudo que o afastamento do prefeito Valuar não afeta o processo político municipal. “Até por que o Amilton (vice-prefeito, que assumiu) também é da base do governador”, completou. Vale ressaltar que nas eleições estaduais de 2010 o prefeito de Araguaina, mesmo sendo de um partido aliado a Siqueira Campos, Valuar apoiou a reeleição de Carlos Gaguim (PMDB).

Oposição

Já em pronunciamento feito á frente do Parlamento, o deputado Stálin Bucar (PR), da bancada de oposição ao governador, defendeu que a medida aplicada ao prefeito de Araguaina deve ser estendida também a Siqueira Campos. Na ocasião, o deputado lembrou do decreto de emergência nas estradas, feito pelo governador no início de seu quarto mandato, e que justificou a contratação, sem processo licitatório, para as obras de asfaltamento e recuperação das rodovias estaduais. “O prefeito de Araguaina, Valuar Barros, foi afastado justamente por dispensar licitação. Por que o Ministério Público também não pediu o afastamento do governador?”, questionou.