Conexão Tocantins Araguaína

Estado

25/04/2012 - Redação

Foto: Divulgação

O deputado federal César Halum (PSD/TO), informou nesta quarta-feira, 25, que a Agencia Nacional de Aviação Civil – Anac enviou dois técnicos de Brasília para fazerem a análise conclusiva das pistas de pousos e decolagens do Aeroporto de Araguaina. De acordo com o deputado, os gerentes da Anac embarcaram esta noite para Imperatriz (MA) e de lá seguirão para Araguaina, onde permanecerão até a manhã de sexta-feira.

“Estamos próximos do fim desta novela. Estive na Anac ontem e hoje para pressionar o envio destes técnicos que farão a ultima analise das pistas. Após a inspeção, será feito um relatório, que será discutido entre os diretores da agencia reguladora na próxima semana. Dependendo do resultado, o aeroporto voltará a operar. A população de Araguaína e das cidades circunvizinhas estão há 6 meses sendo prejudicadas. Não aguentamos mais. Essa questão precisa ser resolvida com urgência”, pontuou Halum.

A comitiva da Anac, responsável pela analise conclusiva, será composta pelo gerente de Engenharia da Infraestrutura Aeroportuária, Tarik Pereira de Souza e o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da, Jorge Alencar Filgueiras Viégas.

Entenda

Em outubro de 2011, o Aeroporto de Araguaina teve suas operações suspensas por razões de segurança e devido às reformas em sua pista de pousos e decolagens, e deveria ter sido liberado no dia 22 de janeiro deste ano, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reprovou as adequações com base no relatório técnico que avaliou problemas de drenagem na pista e nas condições estruturais, determinando novas reformas na pista de pouso. (Assessoria de Imprensa)