Conexão Tocantins Araguaína

Estado

16/04/2012 - Redação

Visando erradicar o sub-registro de nascimento as capacitações de multiplicadores do sub-registro prosseguem nos municípios polos de Araguaina, Goiatins e Paraíso do Tocantins, desta segunda-feira, dia 16 até a próxima quarta-feira.

As três equipes da Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos – Sejudh preparam material que serão utilizados durante as capacitações, que acontecem, na Câmara Municipal de Goiatins, no auditório da Prefeitura de Araguaina e no Teatro Municipal Cora Coralina em Paraíso do Tocantins. São responsáveis pelas capacitações: Nelzirée Venâncio da Fonseca e Keiliane Cirilo de Lima (Goiatins); Eraldo de Sousa Oliveira (Araguaína) e Keila Cirilo de Lima (Paraíso do Tocantins).

As capacitações foram divididas em 10 municípios pólos: Palmas, Dianópolis, Guaraí, Paraíso, Centenário, Goaitins, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Araguatins, sendo o polo de Palmas, o primeiro a receber o treinamento, de 02 a 04 de abril.

Segundo a coordenadora de Registro Civil de Nascimento da Sejudh, Keila Cirilo de Lima, o objetivo dessas capacitações é criar multiplicadores em cada município tocantinense para que possam realizar mobilizações e repassar os conhecimentos adquiridos, contribuindo assim com a erradicação do sub-registro.

O conteúdo programático conta com os seguintes temas: Autoestima e motivação, atendimento e orientação às mães de recém-nascidos para o acesso ao registro de seus filhos nascidos, ética e cidadania, direitos fundamentais e a abordagem do registro civil de nascimento e dos direitos fundamentais na normativa internacional/nacional.

Municípios beneficiados em Araguaina(Muricilândia,Ananás,Angico,Santa Tereza do Tocantins,Riachinho, Palmeiras do Tocantins, Darcinópolis, Xambioá, Araguanã, Piraquê, Wanderlândia, Babaçulândia, Carmolândia, Aragominas, Santa Fé do Araguaia), em Goiatins (Filadélfia, Barra do Ouro, Palmeirante, Itapiratins, Itacajá, Campos Lindos) e em Paraíso do Tocantins (Araguacema, Dois Irmãos,Caseara, Abreulândia, Marianópolis, Divinópolis, Barrolândia, Chapada da Areia, Monte Santo do Tocantins,Pugmil, Pium, Nova Rosalândia,Cristalândia, Lagoa da Confusão, Santa Rita do Tocantins)

São parceiros nas capacitações, o Governo Federal, através da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Sejudh.