Conexão Tocantins Araguaína

Campo

25/03/2012 - Redação

Foto: Divulgação

A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins atenderá a partir desta segunda-feira, 26, a recomendação feita pelo MPE - Ministério Público Estadual, que indicou a interdição de três frigoríficos com Serviço de Inspeção Estadual (SIE) que não cumpriram o TAC - Termo de Ajustamento de Conduta firmado em maio de 2011.

Entenda

Em 10 de maio de 2011, foi assinado o TAC entre MPE, Adapec e os seis frigoríficos com registro no SIE – Selo de Inspeção Estadual, sendo concedido um prazo de 90 dias para as adequações. Em 16 de agosto houve, por partes dos frigoríficos, solicitação de novo prazo, o qual foi concedido até o dia 31 de dezembro do mesmo ano.

Neste período, o presidente da Adapec realizou visita para acompanhar o andamento das obras estruturais e operacionais nos estabelecimentos. Em janeiro de 2012, o MPE, juntamente aos técnicos da Adapec, voltaram aos frigoríficos para verificar o atendimento do TAC. Na época, três frigoríficos: Ideal, em Porto Nacional, Paulon e Maia, em Gurupi e Savana, em Silvanópolis, atenderam a exigência de resfriamento. Os demais solicitaram novo prazo para concluírem o funcionamento das câmaras frias, que venceu no último dia 07 de março.

Dados

No Tocantins, atualmente existem 06 frigoríficos com registro no SIE – Serviço de Inspeção Estadual, presentes nos municípios de Araguaina, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Silvanópolis. Em todos estes a Adapec mantém uma equipe de inspeção, que acompanha todos os procedimentos, desde o recebimento dos animais até a expedição do produto nos frigoríficos. (Ascom Adapec)