Conexão Tocantins Araguaína

Estado

13/03/2012 - Redação

A Secretaria Estadual da Educação do Tocantins está coordenando a realização dos fóruns regionais de Educação e Diversidade Étnico-racial, que estão acontecendo nas regionais de Ensino. A próxima reunião para a formalização do fórum será realizada nesta quarta-feira, 14, em Araguatins; já na próxima quinta, 15, será a vez de Palmas e Tocantinópolis; enquanto na sexta-feira, 16, em Araguaina e Porto Nacional. Os fóruns regionais se encerram na próxima segunda-feira, 19, simultaneamente em Arraias e Miracema do Tocantins.

Esse trabalho de articulação para o fortalecimento das relações étnicas raciais vem sendo desenvolvido pela Seduc, por meio da Diretoria de Educação Indígena e Diversidade, desde 2011. Ele tem como objetivo criar, em todas as escolas estaduais e municipais, uma nova forma de pensar a diversidade e de ampliar o respeito entre todos os seres humanos.

A apresentação e posse dos membros dos fóruns regionais serão realizada no dia 22 de março, durante audiência pública na Assembléia Legislativa, em Palmas, com a presença de um representante do Ministério da Educação (MEC).

Fórum homenageará Luiz Gonzaga

Em Araguaina, o fórum regional será realizado no auditório da Faculdade Católica Dom Orione, na sexta-feira, 16, das 08 às 17h30, com uma homenagem especial a Luiz Gonzaga, Rei do Baião.

Como parte cultural, haverá a dança do Maculelé, com os alunos do Centro de Ensino Médio Dr. José Aluisio e haverá uma palestra com o professor João Batista, de antropologia da UFT – Universidade Federal do Tocantins.

No período da tarde, o professor Maximiano Bezerra, diretor da Educação Indígena e Diversidade, falará sobre a implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008.

Vão participar do fórum, representantes da Seduc, da Diretoria Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Araguaína, representantes das religiões de matriz africana, dos grupos de capoeira, entre outras entidades. (Ascom Seduc)