Conexão Tocantins Araguaína

Geral

09/03/2012 - Redação

Com uma programação que pretende percorrer cinco cidades tocantinenses (Augustinópolis, Xambioá, Araguaína, Colinas e Paraiso do Tocantins), a Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins, em parceria com o Serviço Social do Comércio – SESC, juntamente com um grupo gestor composto por diversos órgãos (Celtins, Forum das Ong´s, Prefeitura de Palmas, Gaia, Investco, UFT e o Governo do Estado através das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Naturatins, Secom, Saúde, Guarda Metropolitana, Defesa Civil, ATS, Corpo de Bombeiros, Ruraltins e Unitins), realizam a partir da próxima segunda-feira 12, mais uma edição da Caravana da Água.

Iniciada em 2010 com o objetivo de ampliar as ações referentes à Educação Ambiental, utilizando metodologias que buscam a mobilização social, a Caravana conta com a unidade móvel do projeto Sesc Lazer, com caminhão adaptado para atividades educativas, visando a participação das comunidades visitadas para a preservação do bem natural mais importante para a humanidade.

A caravana também faz parte da programação da 3ª Semana da Água, que pretende informar e sensibilizar a população para a preservação da água, buscando a satisfação dos clientes pelo serviço de saneamento, oferecendo água de qualidade, novos investimentos em mais redes coleta e tratamento do esgoto e também discutir juntamente com a comunidade, a necessidade de se preservar os recursos hídricos do Estado, para que não haja escassez no futuro.

Além da Caravana da Água, em todas as demais cidades atendidas pela Saneatins haverão ações educativas, ciclo de palestras, blitz educativas, apresentações culturais e projetos escolares, entre outros.

Investimentos

De acordo com relatório emitido pela Organização das Nações Unidas – ONU, cerca de quatro mil crianças ainda morrem diariamente de doenças diarreicas associadas à falta de qualidade da água. No Brasil, somente 44% da população tem acesso à rede de esgoto. Entretanto, dados da Fundação Getúlio Vargas – FGV apontam que, nos municípios em que há universalização de saneamento (água e esgoto), existe uma redução de 25% no número de internações e de 65% na mortalidade decorrentes de infecções gastrintestinais. Ainda segundo a FGV, naqueles municípios universalizados, existe uma diferença de 30% no aproveitamento escolar entre crianças que têm e não têm acesso a saneamento básico. De acordo com o presidente da Saneatins, Mario Amaro, a Companhia pretende, até 2017, investir R$ 700 milhões em saneamento no Tocantins. “Nossa meta é chegar ao primeiro estado brasileiro a universalizar o serviço de saneamento”, afirmou.

Programação da Caravana da Água

13/03 – Augustinópolis

14/03 – Xambioá

15/03 – Araguaína

16/03 – Colinas

17/03 – Paraiso do Tocantins (Ascom Saneatins)