Conexão Tocantins Araguaína

Geral

09/03/2012 - Redação

Durante coletiva de imprensa, realizada na tarde de ontem, na sede da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, em Araguaína, o secretário Jota Patrocínio, lançou o programa “Família Acolhedora”.

Segundo o secretário Jota Patrocínio , as inscrições das famílias interessadas em participar do programa se iniciam hoje , 09 de março, por tempo indeterminado. Para o promotor da Infância e Juventude, Sidney Fiori Junior esse é “mais um programa que veio para ajudar a proteger as crianças”. Ele ressalta ainda que a pessoa que fez cadastro para adotar criança, não pode participar do programa “Família Acolhedora” .

Estiveram presentes ainda, o promotor da Infância e Juventude, Sidney Fiori Junior, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Elenil da Penha e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Geraldo Francisco da Silva.

Programa

O programa Família Acolhedora está vinculado à secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Habitação por meio da Diretoria de Proteção Social Especial, e consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente saudável para a criança ou adolescente. A família de apoio assume papel de parceiro no atendimento e na preparação para o retorno da criança , adolescente a família biológica ou substituta.

Remuneração

A família acolhedora que obtiver a guarda temporária subsidiada, receberá dentro dos tramites legais (contrato temporário ) uma bolsa auxilio equivalente a um salário mínimo por criança acolhida. Dentre os documentos necessários para o cadastro estão: Carteira de identidade de cadastro pessoa física; Certidão de nascimento ou casamento; Comprovante de residência; Certidão negativa de antecedentes criminais; Comprovante de vínculo trabalhista com apresentação de carteira de trabalho ou contrato trabalhista;

Para inscrição ou mais informações a respeito do programa na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, na rua Humberto de campos- Esquina com 1º de Janeiro, bairro São João (antigo prédio da UFT) ou pelo telefone (63) 3415-2268. (Ascom Prefeitura de Araguaina)