Conexão Tocantins Araguaína

Bastidores

29/02/2012 - Maria José Cotrim

Foto: Divulgação Conversas de Ribeiro com Raul são cada vez mais intensas Conversas de Ribeiro com Raul são cada vez mais intensas

O presidente regional do PR no Tocantins, senador João Ribeiro articula nos bastidores as pré-candidaturas que o partido têm lançadas nas principais cidades do Estado como Palmas, Araguaina e Gurupi mas tem evitado dar declarações sobre o assunto.

Procurado pelo Conexão Tocantins o senador informou via Assessoria de Imprensa que pretende não se pronunciar até que o cenário esteja fechado sobre as movimentações do Partido. A informação oficial é que Ribeiro não pretende se pronunciar até o final de junho sobre o assunto até que as definições estejam claras.

Por outro lado as conversas com os líderes partidários por parte do PR tem sido intensas principalmente com o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), que esteve no gabinete do senador no final da manhã desta quarta-feira, 29 de fevereiro, bem como outros aliados de Ribeiro em outros municípios.

Em Palmas o PR tenta contornar o apoio do grupo em torno do nome da deputada estadual Luana Ribeiro. Em Araguaina o nome de Ronaldo Dimas (PR) permanece lançado mas como ele afirmou ao Conexão Tocantins esta semana o Partido não tem feito orientações com relação ao pleito.

Em Gurupi, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, o nome do PR, a ex-primeira-dama Goiaciara Cruz corre risco de não poder se candidatar em razão de suas contas da campanha de 2010 terem sido rejeitadas. Na cidade, o grupo de Ribeiro descarta veemente qualquer rompimento com o governo que tem como candidato o empresário Osvaldo Stival (PSDB).

Tanto em Gurupi como em Araguaina os nomes do PR estão ligados ao governo estadual. Goiaciara já afirmou que está à disposição do governador Siqueira Campos para ser candidata se assim ele quiser.

Outra situação no PR é o posicionamento do senador Vicentinho Alves (PR) que já confirmou ao Conexão Tocantins que só subirá em palanques que o governador Siqueira Campos estiver. Na capital por exemplo caso o PR continue no grupo de Raul Vicentinho mesmo assim disse que apoiará o candidato do governo.

Enquanto isso é notável um certo distanciamento do senador João Ribeiro do governo embora ele sempre tenha dito que sua parceria com o Estado não depende de questões políticas.Durante audiência do governador Siqueira Campos nesta terça-feira, 29, com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, no Palácio do Planalto, em Brasília foi notável a ausência de João Ribeiro que não foi convidado para participar. Na audiência estavam com o governador os senadores Vicentinho e Kátia Abreu (PSD) além dos deputados federais Laurez Moreira, coordenador da bancada federal, e Eduardo Gomes (PSDB).