Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

28/02/2012 - Redação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos (PSDB) participou, na manhã desta terça-feira, 28, de audiência com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Na ocasião, foram apresentados projetos de melhorias na infra-estrutura do Estado do Tocantins. Siqueira Campos foi em busca da liberação de recursos para projetos no Tocantins na ordem de R$ 360 milhões.

Os recursos devem ser investidosna construção da Eclusa do Lajeado, na nova ponte sobre o Rio Tocantins na cidade de Porto Nacional, hospital de Gurupi, rodovia TO-030, em Mateiros, na ponte de Caseara, no hospital universitário da Universidade Federal do Tocantins, na penitenciária de Araguaina e nos aeroportos de Gurupi, Mateiros e Arraias.

O governador saiu da audiência confiante. "A ministra sinalizou de forma positiva às demandas que levamos. Demonstrou conhecimento de nossas solicitações ao evidenciar que as obras são necessárias para o Tocantins, pois beneficiam a população tocantinense diretamente", disse Siqueira.

Durante a ocasião, a ministra ressaltou que a Casa Civil está organizando, para breve, um encontro entre o governador Siqueira Campos e a presidente Dilma Rousseff. Também participaram do encontro ossenadores Vicentinho Alves (PR) e Kátia Abreu (PSD), os deputados federais Eduardo Gomes (PSDB) e Laurez Moreira (PSD) e o secretário de Relações Institucionais do governo do Tocantins, Flávio Peixoto.

Senador não foi convidado

O senador João Ribeiro (PR), que até o mês passado era o coordenador da bancada do Tocantins em Brasília não teria sido convidado pelo governador Siqueira Campos para participar da reunião. Segundo uma fonte da capital federal, o fato causou estranheza no senador.

Ribeiro faz parte, no Tocantins, da base de sustentação do governo, tendo sido uma das principais lideranças que colaborou na eleição do tucano. Entretanto, as especulações são de que os dois líderes políticos estariam se afastando. Na capital do Estado, Palmas, o senador inclusive já deixou claro que marchará nas eleições de outubro juntamente com o grupo que faz oposição ao governo. Sua filha, a deputada estadual Luana Ribeiro, é a candidata do PR ao Paço Municipal da capital e poderá enfrentar o candidato do governador, Marcelo Lelis (PV).

Senado

Também pela manhã, cumprindo agenda oficial, o vice-governador João Oliveira representou o governador Siqueira Campos em reunião com os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, e demais governadores. Siqueira Campos não pôde participar deste encontro, pois o compromisso coincidia com o horário da audiência com a ministra. No Senado, João Oliveira participou do encontro que discutiu, entre outros temas, reajuste do piso salarial do magistério e a divisão dos royalties do petróleo. (Com informações Secom e Assessoria de Imprensa do senador Vicentinho Alves)