Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

16/02/2012 - Redação

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 17, será realizada uma grande mobilização de prevenção às DST/Aids no Hospital Público de Doenças Tropicais de Araguaina. A campanha “Fique Sabendo no Carnaval” tem o objetivo de oferecer à população de Araguaina e região acesso ao diagnóstico precoce do HIV e das Hepatites B e C, por meio do teste rápido. Também, será ofertado aconselhamento com profissionais capacitados e distribuição de preservativos. A mobilização acontecerá das 8h às 18h, sendo destinado às pessoas com idade acima de 15 anos.

Segundo a responsável técnica do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento do Hospital, Zilene Silva, o Ministério da Saúde estimava que até o ano de 2008 existissem 630 mil pessoas vivendo com o vírus HIV. Dessas, somente 230 mil conheciam sua condição sorológica; “mas o que assusta as autoridades de saúde é que aproximadamente 400 mil não o sabem, por nunca terem realizado o exame anti-HIV”, disse.

A mobilização contará com a participação de profissionais do próprio hospital, da secretaria Municipal de Saúde de Araguaina, do curso de Enfermagem do ITPAC e profissionais de saúde voluntários.

Esta ação faz parte da campanha de prevenção que o Governo do Estado está realizando para o período do carnaval. A campanha Estadual envolve diversos parceiros, dentre eles as Delegacias Regionais de Polícia Civil que receberam mais de 288 mil preservativos, que estão sendo distribuídos nas delegacias. Também foram entregues preservativos e materiais educativos para os 139 municípios do Tocantins, que estão realizando ações pré e pós-carnaval.

CTA

Os Centros de Testagem e Aconselhamento são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. O CTA de Araguaina está localizado no Hospital de Doenças Tropicais de Araguaina, na Avenida José de Brito Soares, setor Anhanguera, com funcionamento das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira. (Ascom Sesau)