Conexão Tocantins Araguaína

Estado

16/02/2012 - Redação

Foto: Divulgação

Estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, dia 16, no gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), o secretário da Agricultura, Jaime Café, o secretário de Infra-estrutura, Alexandre Ubaldo, o secretário das Cidades, Ronaldo Dimas, o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento, Edmundo Galdino, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios, Manoel Silvino e o deputado Carlão da Saneatins. Na pauta do encontro, a criação e implantação de Consórcios Municipais, que auxiliem os municípios tocantinenses na limpeza e reorganização urbana e na manutenção das estradas vicinais.

Ao todo, serão seis Consórcios divididos em seis grandes regiões do Estado. Dentro de cada consórcio devem ser criadas cinco pequenas estruturas para atender melhor os municípios. No encontro, os representantes do Governo ainda debateram que tipo de equipamento será utilizado nos Consórcios.

Segundo o secretário da Agricultura, Jaime Café, o projeto irá resolver uma das maiores demandas dos produtores rurais tocantinenses: as péssimas condições das estradas vicinais, que dificultam o recebimento de insumos, o escoamento das produções e também o transporte escolar. “É uma filosofia que o governador Siqueira Campos carrega com ele, de que a responsabilidade é de todos nós em resolver as demandas dos mais diversos setores”, afirmou.

O presidente da ATS, Edmundo Galdino, enfatizou a importância dos Consórcios auxiliarem os municípios também na regulamentação dos aterros sanitários. “Muitos municípios não podem ter aterros ou têm e não conseguem mantê-los”, completou.

Já o secretário das Cidades, Ronaldo Dimas, falou que o projeto pode resolver vários outros problemas que ocorrem no interior do Tocantins e acrescentou que com a criação dos Consórcios Municipais, o Estado ficará apto a receber novos recursos do Ministério das Cidades, levando ainda mais desenvolvimento para o interior do Estado. A intenção é que os Consórcios sejam formados ainda no mês de abril, iniciando com os trabalhos o mais rápido possível. (Ascom Seagro)