Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

27/01/2012 - Redação

Foto: Divulgação
  • Governador Siqueira Campos durante visita aos leitos de UTI

Em 2011 o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTIs e de Unidades Intermediárias – UIs aumentou em 31% nos hospitais públicos o Estado do Tocantins segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde.

Orientado pelo governador Siqueira Campos, o secretário estadual da Saúde, Raimundo Nonato Pires dos Santos (Raimundo Boi), esteve recentemente no Ministério da Saúde em busca por recursos para melhorar a estrutura dos hospitais públicos, principalmente o Hospital Geral Público de Palmas – HGPP, onde está prevista a ampliação do pronto-socorro, como ocorreu em 2011 com a reforma da Sala Azul, que antes possuía 81m² e foi ampliada para 260m², e ainda construção de mais seis salas cirúrgicas, 36 leitos de UTI adulta e 200 leitos de internação.

Conforme o secretário, a intenção é avançar ainda mais no setor da saúde, já que os investimentos são fundamentais para a melhoria no atendimento aos usuários. “Estamos buscando recursos junto ao Ministério da Saúde para serem investidos em construções, ampliações, reformas e compra de novos equipamentos para os hospitais estaduais”, esclareceu.

“Nós não estamos medindo esforços para garantir o melhor serviço público de saúde para nossa população. As dificuldades são imensas, todos os dias novos desafios surgem à nossa frente, mas com determinação e responsabilidade estamos conseguindo sanar os problemas e garantindo aumento no número de leitos, tanto de UTI quanto de internações, e também adquirindo equipamentos de alta tecnologia para diagnósticos e tratamentos”, disse Siqueira Campos.

Ele ressaltou a importância do papel exercido pelo profissional da saúde e disse que “quem trabalha com a saúde leva consigo um sacerdócio. As pessoas que necessitam de atendimento médico devem ser tratadas com dignidade e respeito”. Para 2012 novas ações estão previstas. Mais 20 Unidades Intermediárias e 10 UTIs serão entregues em Palmas, além de 24 novos leitos em Araguaina.

Ampliando o atendimento

Em 2011, somente as UTI’s destinadas aos adultos passaram de 45 para 73 Unidades, um aumento de 28 novos leitos, sendo 10 no HRPA - Hospital Regional Público de Araguaína, 10 no HRPG – Hospital Regional Público de Gurupi e oito em Palmas, no HGPP - Hospital Geral Público de Palmas.

Já em relação às UTI’s neonatais, oito novas vagas foram abertas no Hospital e Maternidade Pública Dona Regina, passando de 12 para 20 unidades. Somando aos leitos já existentes, o Tocantins passa a contar com 43 leitos de UTI neonatais, disponíveis para o SUS. Destes, 18 leitos atendem a demanda de pacientes que necessitam de cuidados intensivos na região de Araguaina, norte do Estado e cinco são da rede particular, adquiridas pelo governo quando necessário.