Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

27/01/2012 - Maria José Cotrim

Foto: Divulgação

O governo estadual está focado nas questões administrativas e ações de planejamento e ainda não começou a discutir o processo eleitoral deste ano. É o que afirmou o secretário de Planejamento e Modernização da Gestão Pública do Estado do Tocantins, Eduardo Siqueira Campos, nesta sexta-feira, 27, ao site Conexao Tocantins.

“O governo não entrou no assunto eleição municipal ainda e quer passar longe do processo político nesse momento”, frisou o secretário. Enquanto as articulações oficiais não começam no grupo de partidos do governador os aliados do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), já se movimentam em busca de preferência e ganharam até a adesão do PR do senador João Ribeiro que tem como pré-candidata a deputada estadual Luana Ribeiro, filha do senador.

João Ribeiro tem afirmado que o PR continua na base do governo, mas que para as eleições deste ano na capital pretende se aliar ao grupo do prefeito Raul Filho. Questionado sobre a preferência do senador para a aliança, o secretário Eduardo Siqueira salientou que essas decisões cabem a Ribeiro. “O senador tem as responsabilidades dele como presidente do partido e o governo tem que zelar pela estabilidade política”, ressaltou.

Para Eduardo, não cabe ao governo analisar as decisões do senador, no entanto, o secretário frisou que tem uma relação de mais de 30 anos com João Ribeiro e que o respeita como líder político. “Não é papel do governo discutir as relações do senador”, avaliou, acrescentando que tem conversado muito com Ribeiro sobre o assunto. “O governo não entrou no assunto eleição municipal ainda. O grupo político que integra o governo não tem a intenção de antecipar o processo eleitoral”, disse.

Preferências

O secretário argumentou também com relação a possíveis preferências do governo sobre algumas candidaturas nos municípios, principalmente em Palmas, Araguaina e Gurupi. “O governo não se pronunciou sobre nenhum município”, disse. Em Araguaina o nome do PSDB é o do secretário de Ação Social, Agimiro Dias, que permanece no cargo mesmo sendo cotado para ser candidato.

A deputada Luana Ribeiro (PR) revelou em entrevista ao Conexão Tocantins que considera sua candidatura mais viável no grupo do prefeito Raul. Segundo ela, o motivo seria porque o deputado Marcelo Lelis já teria sido escolhido como candidato do governo. O secretário Eduardo não quis comentar as declarações da parlamentar mas frisou que o governo não trabalha com preferências.

“O governo não está com capricho de ter preferências. Não existe preferência nem preferidos. Vamos olhar com critério na hora certa”, disse Eduardo.