Conexão Tocantins Araguaína

Meio Ambiente

19/01/2012 - Redação

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins promove no próximo sábado, 21, uma Audiência Pública para prestar esclarecimentos à população de Araguaina sobre os motivos do rebaixamento do reservatório da Central Geradora Hidrelétrica – CGH Corujão. O encontro, aberto a todos os interessados, acontece às 14h, no auditório da Prefeitura Municipal.

De acordo com o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, a audiência tem como objetivo esclarecer a comunidade sobre os procedimentos adotados para o rebaixamento do nível do reservatório da CGH Corujão, bem como as medidas mitigatórias e compensatórias a serem adotadas.

De responsabilidade da Alvorada Energia S.A, a CGH Corujão é um empreendimento de produção de energia elétrica de pequeno porte. Em operação desde a década de 70, a usina está localizada na bacia hidrográfica do rio Lontra, no município de Araguaina.

No ano passado, o reservatório passou por um processo de rebaixamento de três metros do nível de água, para evitar riscos de possível rompimento, e para viabilização de obras de adequações necessárias a sua reestruturação.

Além do Naturatins, a audiência contará com as presenças de representantes da Promotoria de Justiça de Araguaina, da Prefeitura de Araguaina e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Fórum local, entre outros.