Conexão Tocantins Araguaína

Campo

10/01/2012 - Redação

Foto: Ascom Ruraltins

Com o objetivo de potencializar as ações de assistência técnica e extensão rural desenvolvidas com as famílias interferidas pela implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio de contrato firmado com o Consórcio Estreito Energia (Ceste), promoverá a entrega de equipamentos de informática às regionais do Ruraltins de Araguaina e Araguatins. A solenidade de entrega acontecerá nesta quinta-feira, 12 de janeiro, às 19h30, no Colégio Modelo, na cidade de Araguaina.

O contrato que prevê a prestação de serviço em assistência técnica e extensão rural foi firmado, entre as duas instituições, em junho de 2010, com vigência até 2013. De acordo com a coordenadora do Ruraltins, Laianna Rodrigues Silva, responsável pela execução do convênio, serão entregues 10 computadores, 04 notebooks, 20 estabilizadores e 11 GPS. O contrato prevê ainda a aquisição de 11 câmeras digitais, 10 impressoras e nove veículos, cujo processo licitatório já está sendo concluído.

“Por meio dessa parceria mais 16 mil visitas técnicas já foram realizadas, por nossos extensionistas, junto a 431 famílias interferidas pela UHE e diversos cursos nas culturas anuais de arroz, milho e feijão, de geração de renda, apicultura, manejo de pastagem bovina, gestão de propriedades, avicultura orgânica dentre outros foram ministrados e 8 Unidades Demonstrativas implantadas”, disse a coordenadora.

As ações do convênio estão sendo executadas nos municípios de Itaguatins, Araguatins, Darcinópolis, Itacajá, Babaçulandia, Araguaina, Barra do Ouro, Palmeirante, Filadélfia, Colinas, Aguiarnópolis, Goiatins, Itapiratins, Palmeiras, Wanderlândia e São Bento. (Ascom Ruraltins)