Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

04/01/2012 - Redação

Em funcionamento há 22 anos no Estado, o HPDT – Hospital Público de Doenças Tropicais, localizado em Araguaina/TO, receberá investimentos para abertura de oito leitos de Unidade Semi Intensiva para disponibilizar, pela primeira vez, os cuidados intermediários e de longa permanência aos portadores de doenças infectocontagiosas e tropicais. Também haverá o aumento de 24 leitos de enfermaria, que totalizará 71 leitos hospitalares na unidade.

As melhorias estão em andamento. O projeto de ampliação e reforma já foi aprovado pela Vigilância Sanitária, e está em fase de contratação da construtora para início das obras. Os equipamentos hospitalares também estão sendo adquirido, o investimento para cada leito semi intensivo será cerca de R$ 50 mil reais. O espaço físico para os novos leitos será no térreo da unidade.

O diretor geral do HPDT, Bruno Ferreira Rezende, aponta que a abertura de leitos de médio risco vai tornar o hospital mais resolutivo. “Queremos solucionar as demandas na própria unidade, oferecendo suporte ao paciente, sem precisar transferi-lo, estes pacientes muitas vezes precisam de isolamento, e aqui estaremos preparados para atendê-lo da melhor forma”, afirmou.

Manutenção

Para garantir a conservação do prédio, o HPDT passou por manutenções concluídas no final de 2011. Foi reformado o telhado, realizada a pintura da fachada e áreas de circulação, além de estruturação de uma sala de treinamento para capacitação. Foram investidos mais de R$ 200 mil reais para estas reformas. (Ascom Sesau)