Conexão Tocantins Araguaína

Educação

02/01/2012 - Redação

A estudante do Colégio Estadual Guilherme Dourado, em Araguaina, Mellis Layra Soares Rippel, Jovem Embaixadora 2012 do Tocantins, viaja, na quarta-feira próxima, dia 4 de janeiro, para os Estados Unidos, retornando para o Tocantins no dia 29 deste mesmo mês. A estudante concorreu com candidatos de 10 Diretorias Regionais de Ensino e foi destaque na Prova Oral em Língua Inglesa e no seu Projeto Voluntário desenvolvido no município onde reside.

O projeto no qual atua Mellis Rippel, denominado Ordem Internacional do Arco-Íris, atende a jovens do sexo feminino de 11 a 20 anos, trabalhando na construção da cidadania, de valores, da caridade e do amor ao próximo. O trabalho é desenvolvido em escolas, creches, hospitais e outros setores.

Jovem Embaixador

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é uma pareceria da Embaixada Americana com o Conselho Nacional de Secretário de Educação (Consed) que busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

No Brasil, ao todo, são 35 jovens estudantes da rede pública que viajam para os Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem a aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sócio-culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

Histórico do Tocantins no Programa

Do Estado do Tocantins já foram contemplados no programa nove estudantes por verdadeiros méritos, sendo os mesmos das escolas públicas estaduais destacando-os no conhecimento da Língua Inglesa e em seus projetos voluntários.

Os estudantes João Lucas Pires Lopes, do Colégio Estadual São Pedro, de Abreulândia, Layane Oliveira Duarte, do Centro de Ensino Médio Orquelina Torres, de Guaraí, e Vinícius de Morais Pontes, do Colégio Estadual João XXIII, de Colinas do Tocantins, participarão de uma Imersão na Língua Inglesa no mês de Julho/2012, na Embaixada Americana em Brasília.

A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Como assessora de currículo de Língua Inglesa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) eu percebo que a Língua Inglesa no Estado do Tocantins, cada dia mais, está crescendo, o estudante está mais envolvido e isso graças aos professores que buscam inovações nas Unidades Escolares e os Assessores de Currículo de Língua Inglesa que subsidiam o trabalho nas das Regionais de Ensino. (Ascom Seduc)