Conexão Tocantins Araguaína

Geral

07/12/2011 - Redação

Palmas sedia nesta quinta-feira, dia 8, no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 8h da manhã, a etapa final do I Fórum de Capacitação das Cidades. O evento é voltado aos municípios da região Central do Tocantins e marca o encerramento de uma série de três encontros regionais. O primeiro aconteceu na região Norte, em Araguaína, no dia 6 de outubro; e o segundo na região Sul, em Gurupi, no dia 20 do mesmo mês.

O Fórum de Capacitação das Cidades é uma ação do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, e que tem como objetivo apresentar e discutir nos municípios políticas públicas de desenvolvimento regional e oferecer qualificação profissional aos gestores, possibilitando atendimento com qualidade e desenvolvimento econômico social e ambiental.

A proposta, segundo o secretário Ronaldo Dimas, surgiu da constatação de que a maioria dos municípios tocantinenses não tinha acesso a recursos federais por falta de direcionamento técnico na elaboração de projetos: “Daí decidimos realizar o fórum, com três focos claros: 1) capacitar os gestores, seus auxiliares e segmentos populares; 2) promover a aproximação entre este público, nossos técnicos e os técnicos do Governo Federal; 3) mostrar de perto aos técnicos e responsáveis pela gestão dos programas federais a realidade dos nossos municípios, como forma de ressaltar as nossas necessidades e justificar nosso empenho em aprovar projetos de captação de recursos para investimentos”, explica.

Na oportunidade serão oficializados alguns convênios importantes para o Tocantins, entre eles o do Tocantins Conectado, projeto que prevê a utilização da rede de fibra ótica do sistema Eletrobrás/Eletronorte de alta velocidade em transmissão de dados, imagem e som para melhorar as comunicações do Estado. (Ascom Secretaria das Cidades)