Conexão Tocantins Araguaína

Estado

01/12/2011 - Redação

Foto: Divulgação

“É tempo de ação, é tempo de avançar. É preciso manter o foco na indústria, a razão de ser do Sistema Fieto”. Assim foi resumido o foco das ações do presidente do Sistema Fieto – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, empresário Roberto Magno Martins Pires, em vídeo apresentado na última reunião do Conselho Deliberativo da instituição neste ano, realizada na manhã desta quarta, 30, em sua sede, em Palmas.

À frente da presidência do Sistema Fieto desde o mês de abril de 2010, Pires apresentou aos conselheiros, gerentes e colaboradores presentes as principais ações de sua gestão e reforçou a prioridade de fortalecer os 11 sindicatos patronais filiados à Fieto. Exemplo disto foi o crescimento do valor investido na área de Negócios, que compreende o atendimento aos sindicatos. Em 2012, 69% do valor do orçamento da instituição será destinado a esta área, o que corresponde a um crescimento de 9% em relação ao orçamento deste ano.

A criação do Fundo de Fortalecimento Sindical – FIS também foi destacada. Por meio do FIS serão disponibilizados recursos para capacitação empresarial e ações de marketing e publicidade para os sindicatos.

“Percebemos a necessidade de organização para a implementação de um novo modelo de gestão. A implantação deste modelo deu origem a um processo de reformas estruturais, buscando vencer o desafio de atender as metas propostas”, avaliou Pires.

Palmas, Araguaína e Gurupi, por exemplo, foram contempladas com Escolas da Construção Civil, atendendo a uma demanda antiga por qualificação da mão de obra local diante do crescimento do setor. A elaboração e validação do Mapa Estratégico do Sistema Fieto também ilustrou a preocupação da atual presidência em adotar estratégias eficazes de gestão para o alcance da missão das entidades ligadas à Fieto.

Processo eleitoral 2012

Outro assunto em pauta foi a realização das eleições do Conselho para o mandato 2012/2016, prevista para o dia 16 de fevereiro do próximo ano. O mandato atual vence em 15 de março de 2012 e para organizar as eleições foi formada uma Comissão Eleitoral. O gerente da Unidade de Defesa dos Interesses da Indústria, Jairo Mariano, presidirá a Comissão que contará ainda com dois outros membros do departamento jurídico da instituição, Gustavo Fidalgo e João Amaral. (Ascom Fieto)