Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

30/11/2011 - Redação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de divulgar a programação do Dia Mundial Contra a Aids, que acontece amanhã, quinta-feira, 1º de dezembro, a Coordenação de Ciclos de Vida da Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa manhã, no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Araguaina Sul, o lançamento da campanha com a presença de profissionais da saúde e toda imprensa.

Segundo a coordenadora municipal do programa DST/AIDS, Fabrícia Modesto, com o apoio dos profissionais da imprensa e o trabalho que já vem sendo feito pelos funcionários da saúde de Araguaina, a expectativa é de que toda a comunidade se mobilize e participe das atividades que serão desenvolvidas amanhã na UBS Avany Galdino, no Bairro São João.

Segundo a coordenadora, no Estado do Tocantins existem 118 pessoas notificadas com o vírus HIV. Em Araguaina, são 42 casos, sendo 3 em gestantes, 6 em crianças e os outros 33 casos, na população em geral.

Amanhã serão realizados testes rápido de HIV/Sífilis gratuitos para a população, além da caminhada educativa, palestras nas escolas e nas Unidades de Saúde, com a intensificação da distribuição de preservativos e de materiais informativos para a população em geral em diversos pontos da cidade.

Dia

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo todos osníveis de governos e organizações sociais.