Conexão Tocantins Araguaína

Educação

19/11/2011 - Redação

Foto: Divulgação

O secretário estadual da Ciência e Tecnologia do Tocantins, Luis Carlos Borges da Silveira se reuniu nessa sexta-feira, 18, em seu gabinete com a deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM) para discutir sobre os recursos de emenda parlamentar da deputada que serão destinados para a expansão do Ensino Profissionalizante no Tocantins.

Os recursos serão investidos na construção de três novos CVTs – Centros Vocacionais Tecnológicos, em Palmas, Araguaina e Gurupi, e ainda está prevista a aquisição de mais três CVTs móveis para atender a população dos municípios do interior do Estado.

Segundo o secretário Borges da Silveira, como parte do projeto de expansão do Ensino Profissionalizante a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia vai reformar e ampliar os colégios Técnicos Agropecuários de Natividade e de Pedro Afonso, construir novas Escolas Técnicas e implantar novos cursos técnicos profissionais e de capacitação de acordo com a vocação de cada região do Estado.

Pronatec

O secretário e a deputada ainda discutiram sobre a inclusão do Tocantins no Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A deputada Dorinha garantiu que vai fazer articulações junto ao MEC – Ministério da Educação para que o Estado seja beneficiado pelos cursos do programa. (Secom)