Conexão Tocantins Araguaína

Economia

18/11/2011 - Redação

Os interessados em participar da 2ª edição do Seminário Mobilizar em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) promovido pelo Serviço Social da Indústria- SESI Tocantins têm até segunda feira, 21, para realizar sua inscrição através do site http://www.fieto.com.br/sst1.

O Seminário acontece na próxima semana em Araguaina, Gurupi e Palmas nos dias 22, 23 e 24 de novembro, respectivamente. A programação conta com palestras e minicursos para promover a atualização, conscientização, divulgação e discussão sobre temas relacionados à área de SST.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, em 2009, no Tocantins, 2.432 pessoas foram vítimas de acidentes de trabalho. Esses dados referem-se apenas aos trabalhadores segurados, além destes existem ainda os casos subnotificados, de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho formal e informal.

Em outra pesquisa realizada pelo Sesi através do Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida - DSEV em 2009, foi evidenciado que 34,7% dos entrevistados relataram pelo menos um dia de absenteísmo por motivos relacionados à saúde e 12,6 % relataram pelo menos um dia de absenteísmo devido à acidentes de trabalho.

Durante o Seminário serão abordados temas que contribuam com a adoção de boas práticas em SST por parte das empresas e trabalhadores. “É importante discutir políticas públicas se segurança no trabalho e multiplicar essas informações para que se crie uma cultura de prevenção, explica o técnico em segurança no trabalho do Sesi, Paulo Geovane Sirqueira.

O evento é voltado para empresários, profissionais que atuam em SST, membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) e comunidade em geral. Para participar, os interessados devem levar no dia do evento 2 quilos de alimentos não perecíveis.