Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

16/11/2011 - Redação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araguaina inaugurou nesta última segunda-feira, 14, em comemoração ao aniversário da cidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no setor Araguaina Sul, que terá atendimento 24 horas para urgências e emergências. A UPA será administrada pelo Pró-Saúde.

Os atendimentos na UPA iniciaram ainda na manhã de segunda-feira. A unidade conta com oito leitos para adulto, seis leitos pediátricos, salas de emergência, sala de observação, sala de isolamento, consultórios médicos, sala de gesso, acolhimento, laboratório entre outros. Ao todo são 13 funcionários divididos em médicos clínicos, pediatras, ortopedista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos.

Segundo o secretario municipal de saúde, Eduardo Medrado, os alicerces do setor da saúde são a ação conjunta de todos que trabalham para o SUS. “Nosso patrão maior é o usuário e para ele que temos que trabalhar, desde o pessoal dos serviços gerais até o médico, somos uma equipe.”

Para o secretário estadual interino de saúde, Arnaldo Nunes, a UPA é a porta de entrada do SUS. “Estamos encarregados de produzir bons resultados. Esperamos que os profissionais possam desenvolver suas atividades com competência.”

Prefeito de Araguaina enfatizou que todos os procedimentos que deram certo no setor da saúde em todo o Tocantins, serão instalados em Araguaina. “Daremos atenção especial aos mais carentes e as obras de saúde estão nos lugares onde o povo precisa.”

Os usuários atendidos na UPA terão classificação de risco e prioridade de atendimento e dependendo do estado de saúde serão encaminhados para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Hospital Municipal e Hospital Regional de Araguaina.

Estiveram presentes ainda na inauguração, o secretario estadual de Trabalho e Assistência Social, Agimiro Costa, o vice-prefeito de Araguaina, Amilton Alves Cardoso, secretario municipal de Obras e Serviços Urbanos, Walmir Ribeiro, secretario municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Nahim Halum, secretario municipal de Governo, Zildomar Dias de Almeida, secretária municipal de Administração, Beatriz Helena, presidente da Câmara Municipal, Elenil da Penha, vereador Soldado Alcivan, e o líder do Prefeito na Câmara, vereador Mané Mudanças.

Ouvidoria e NAT

A Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde e o Núcleo de Apoio Técnico (NAT) foram inauguradas nessa segunda pela Prefeitura de Araguaina. A população araguainense conta a partir de agora com um canal de comunicação direto com o SUS.

Criada para facilitar o contato do usuário com o sistema público de saúde da rede municipal, recebendo suas queixas, sugestões e elogios e encaminhando para os órgãos competentes da rede municipal, o objetivo é atender as solicitações da população e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde.

Para o prefeito Valuar Barros, a Ouvidoria e o NAT auxiliarão a população e o SUS para que a saúde em Araguaina melhore a cada dia. Segundo Musa Denaise, coordenadora da Ouvidoria e NAT, as conquistas que tem observado em poucos meses trabalhando na saúde do município. “Esse será um espaço de cidadania e conceito de gestão, além de melhorar o funcionamento e construção do SUS”.