Conexão Tocantins Araguaína

Estado

07/11/2011 - Redação

Para tratar de assuntos de interesse do Governo do Tocantins e acompanhar o andamento de projetos, o secretário das Cidades, Ronaldo Dimas, cumpre nesta semana agenda de reuniões em Brasília. Estão confirmadas audiências para os dias 8 e 9 de novembro em dois ministérios (Ministério da Integração Nacional e Ministério das Cidades) e na presidência da Eletronorte.

No Ministério da Integração Nacional, o secretário tem duas reuniões agendadas para os dias 8 e 9 de novembro. A primeira é na Secretaria de Recursos Hídricos, no dia 8/11, às 11h, com o secretário de Infra-estrutura Hídrica, Augusto Wagner. No dia seguinte, 9/11, Dimas vai à Secretaria de Desenvolvimento Regional, onde se reúne às 17h com o secretário Sérgio Castro.

Ainda no dia 8/11, acompanhado de Júlio César Sampaio (Superintendente de Captação de Recursos da Secretaria das Cidades do Tocantins) e de José Pierre (Superintendente da Eletronorte no Tocantins), o secretário Dimas vai à presidência da Eletronorte, às 15h00, quando formaliza ao presidente da empresa Mário Miranda convite para a participação da Eletronorte na terceira etapa do I Fórum de Capacitação das Cidades do Tocantins a ser realizada em Palmas e acerta detalhes finais do projeto Tocantins Conectado.

O secretário das Cidades Ronaldo Dimas enfatiza que a vinda do presidente da Eletrobrás ao Tocantins consolida a parceria entre o governo do Estado e a empresa para a implantação do projeto Tocantins Conectado. O secretário informa que já está acertada a participação de Mário Miranda no Fórum de Capacitação das Cidades que acontece em Palmas no dia oito de dezembro. O Fórum é uma realização da Secretaria das Cidades e busca capacitar gestores públicos municipais para o gerenciamento urbano tendo como princípio norteador o alinhamento das políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal.

Projeto Tocantins Conectado
O projeto Tocantins Conectado aproveita a rede de fibra ótica do sistema Eletrobrás/Eletronorte de alta velocidade em transmissão de dados, imagem e som e que pode promover um grande salto nas comunicações do Tocantins. O projeto que vem sendo executado pelo Governo do Estado em parceria com a Eletronorte vai permitir a efetividade da governança eletrônica com beneficio direto também para a iniciativa privada.

No Ministério das Cidades, três reuniões estão previstas entre os dias 8 e 9 de novembro, mas em horários não estabelecidos antecipadamente: com o técnico Hélcio Rizzi e o secretário Antônio José Ferreira, na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência; com Idivar Pasinato, diretor do Departamento de Cidadania e Inclusão Social e secretário substituto da Secretaria Nacional do Transporte e da Mobilidade; e com Pedro Henrique Düncker Bastos, diretor do Departamento de Apoio à Gestão Municipal e Territorial da Secretaria Nacional de Programas Urbanos. (Ascom Secretaria das Cidades )