Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

07/11/2011 - Redação

Foto: Divulgação

O prefeito Valuar Barros (DEM), os secretários municipais, colaboradores e comunidade em geral participaram de uma caminhada nesta manhã de segunda-feira, 7, pelo Dia Nacional de Combate ao Diabetes. A caminhada que teve o apoio da Polícia Militar, iniciou na Praça da Avenida 1º de Janeiro, no Bairro São João, seguindo até a Avenida Tiradentes e finalizando na Feirinha.

A caminha que reuniu cerca de 80 pessoas deu início a semana de comemoração aos 53 anos de Araguaina, próximo dia 14 de novembro, e teve o objetivo de chamar a atenção da comunidade, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas.

Para prevenir dessa doença você precisa ter hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, alimentar-se bem e manter o peso ideal. O prefeito reforçou o convite à população para prevenção e tratamento do Diabetes e que todas as 17 unidades básicas de saúde (UBS) do município possuem tratamento e distribuição gratuita de medicamentos. “Todas as unidades de saúde estão à disposição da comunidade e na próxima semana, inauguraremos mais duas UBS, na Vila Aliança e no setor Nova Araguaina, além de uma Unidade de Pronto Atendimento no Araguaina Sul. Araguaina está mudando e temos procurado fazer o melhor pela cidade a cada dia”, enfatizou Valuar Barros.

Estiveram presentes na caminhada o vice-prefeito, Amilton Alves Cardoso (Amilton da Caixa), o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Jota Patrocínio, a secretária de Educação, Josefa Maria Correia de Oliveira, o secretário de Governo, Zildomar Dias de Almeida, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Nahim Hanna Halum Filho, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Walmir de Souza Ribeiro, a secretária de Administração, Beatriz Helena Oliveira Rocha, o secretário de Planejamento, Mário Augusto Vitória, o secretário chefe de gabinete, Helter Dantas, chefe do departamento municipal de trânsito, capitão João Paulo Ramos Leandro, o presidente do IMPAR (Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Município de Araguaina), João Pedro Miranda dos Reis, e o líder do prefeito da Câmara Municipal, vereador Mané Mudanças.

Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabtes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia.

Em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei n. 11.347/2006, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes. (Ascom Prefeitura de Araguaina)