Conexão Tocantins Araguaína

Estado

26/10/2011 - Redação

Uma série de blitzen realizadas simultaneamente em 11 cidades do Estado, durante esta terça-feira, 25, deflagrou a Operação Trânsito Seguro, uma ação conjunta do Detran-TO, Polícia Militar e Secretaria da Fazenda que terá continuidade em todas as regiões do Estado. Neste primeiro dia, a ação aconteceu em cidades de maior população: Palmas, Araguaina, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Guaraí, Colinas, Araguatins, Tocantinópolis e Xambioá.

As blitzen foram realizadas das 7h45 às 16h. Em Palmas, as abordagens aconteceram em avenidas que registram grande fluxo de veículos: Avenida JK, na quadra 104 Sul e na Avenida I, no Jardim Aureny III, em frente ao Sesc.

Durante a ação, foram fiscalizadas as condições de uso e documentação dos veículos e a habilitação dos condutores, sendo verificado o cumprimento da legislação de trânsito.

Até o final da tarde desta terça-feira, 25, haviam sido apurados os dados de Palmas. Só na capital foram abordados 227 veículos, destes, 172 carros e 55 motos. Foram lavrados 66 autos de infração. Destes 13 carros, sete motos e três “carretinhas” foram encaminhados para o Centro de Remoção e Depósito por não portarem Certificado de Licenciamento Anual CRLV, ou estar com documentos obrigatórios atrasados. Também levou à remoção veículo sem a presença de uma das placas de identificação.

Os veículos removidos incorreram em infrações segundo os artigos 230 e 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com a intensificação das blitzen, o órgão fiscalizador de trânsito e seus parceiros têm como objetivo reduzir os índices de acidentes e preservar a ordem pública, proporcionando, por meio do policiamento ostensivo, um trânsito mais seguro nas vias urbanas. Além disso, visa diminuir o índice de inadimplência referente ao atraso no IPVA e ou licenciamento de veículos que nos últimos cinco anos onde o Estado deixou de arrecadar cerca de R$ 47 milhões. (Ascom Detran)