Conexão Tocantins Araguaína

Estado

24/10/2011 - Redação

A partir dessa segunda-feira, 24, o Sesc inicia mais uma etapa do projeto “Ver para Aprender”, que tem como objetivo promover a saúde ocular e a qualidade de vida dos alunos do projeto Carrossel, EJA e dos Sesc Ler nas cidades de Paraiso do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi e Araguaina. A estimativa é que 700 alunos recebam as consultas médicas oftalmológicas que irão mostrar suas necessidades, para que posteriormente, possam ter acesso a um par de óculos. O projeto é uma iniciativa do departamento nacional do Sesc e existe há mais de 18 anos no País.

Na primeira etapa, foi realizado um treinamento com o corpo docente do Sesc e uma triagem dos alunos que deveriam participar da consulta médica. O projeto abrange 4 etapas, sendo a consulta oftalmológica, a segunda. Na terceira, o aluno o qual for constatado algum tipo de necessidade deverá escolher as armação dos óculos e no final, a etapa da entrega dos óculos. Todas as etapas são realizadas no mesmo local onde o estudante participa das aulas, com custos gratuitos.

O projeto social “Ver para Aprender” é desenvolvido desde 2004 no Tocantins, com os alunos do Sesc Ler das Unidades de Porto Nacional, Paraiso do Tocantins, Gurupi e Araguaina. Em 2011, o Sesc Tocantins contemplou também os alunos do Carrossel do Tênis SESC e do Centro de Atividades, bem como os alunos da EJA.

O intuito é que um maior número de alunos possam ser beneficiados com esta ação, como explica o diretor regional do Sesc, Marco Antonio Monteiro. “Com o aumento no número de alunos atendidos, esperamos que a qualidade de vida deles, e principalmente, a sua deficiência ocular possam ser sanadas e melhoradas, porque nós entendemos que educação é a base primordial para um bom cidadão e uma boa visão é fundamental para essa atividade”, disse.

As consultas em Palmas acontecem no Centro de Atividades no dia 24, e no Tênis Sesc, dia 25. Já no Sesc Ler de Porto Nacional, a etapa acontece no dia 26. Em Paraíso, no Sesc Ler, as consultas serão no dia 27. Todas as consultas dessa primeira semana acontecem às 19h30. Na próxima semana, as consultas serão realizadas em Araguaina, no dia 5, e em Gurupi, no dia 6, ambas às 8h30. (Ascom Fecomércio)