Conexão Tocantins Araguaína

Estado

06/10/2011 - Redação

Foto: Lia Mara

Durante o 47º Fórum Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento, realizado em Palmas, o secretário do Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Eduardo Siqueira Campos, afirmou que o Tocantins adotará a parceria público privada (PPP), para administrar o Presídio Barra da Grota, em Araguaina.

Segundo o secretário, o presídio que teve todo o sistema de segurança (automático) destruído durante uma rebelião em dezembro de 2009, já está totalmente pronto para uso e para reativá-lo o governo já abriu o certame para a seleção da empresa que fará sua administração. “Na questão do presídio, a gestão do sistema prisional ter a participação do setor privado, é possível, tanto que em vários estados funciona assim. Então nós estamos em curso com o processo para buscar um vencedor, o qual buscamos analisando o custo de cada preso, o que o Estado vem gastando o que pode gastar sem delegar aquilo que é obrigação princípio do Estado”, afirmou.

Quanto ao funcionamento da parceira, o secretário acrescentou que “para isso teremos o agente público lá dentro e teremos com a iniciativa privada, a contratação de serviços como limpeza manutenção da segurança, equipamentos que não permitem a entrada de celulares, enfim uma série de vantagens”, destacou.