Conexão Tocantins Araguaína

Estado

06/10/2011 - Redação

O secretário das Cidades Ronaldo Dimas abriu, na manhã desta quinta-feira, 6, no auditório da OAB/TO, em Araguaina, o I Forum de Capacitação das Cidades do Tocantins, destacando a importância da capacitação dos gestores públicos para o gerenciamento urbano e a necessidade do alinhamento das políticas públicas nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal. O encontro, que começou às 08h tem encerramento previsto para às 17h. Na programação, várias palestras fundamentais ao gerenciamento das cidades com foco no alinhamento das políticas públicas entre União, Estado e Municípios.

Em um objetivo discurso, Ronaldo Dimas ressaltou a abertura do governo federal, não somente no sentido de passar as informações e capacitar os agentes públicos, mas principalmente de conhecer a realidade dos municípios. Ontem, acompanhado de técnicos dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional e de representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o secretário visitou a periferia de Araguaina.

A visita serviu para mostrar aos representantes do governo federal a necessidade de investimentos em vários bairros da cidade, o que ilustra a realidade da maioria dos municípios tocantinenses. “Temos problemas graves de infra-estrutura urbana a serem resolvidos. E isso só será possível com o nosso comprometimento mútuo de melhor encaminhar as ações administrativas e as políticas públicas em todos os níveis”, disse Dimas.

Também na abertura do evento, o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Idivar Pasinato, que veio ao encontro para proferir a palestra Política Nacional de Mobilidade Urbana, elogiou o governo estadual pela iniciativa de promover o fórum e de criar, com isso, um momento ainda mais favorável às parcerias.

Destinado a gestores municipais, vereadores, secretários, servidores públicos e representantes de segmentos organizados da sociedade, o Fórum de Capacitação das Cidades é uma ação do Governo do Tocantins com o objetivo de apresentar e discutir políticas públicas de incremento ao desenvolvimento regional e oferecer qualificação aos gestores municipais.

A realização é da Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano, com o apoio da Associação Tocantinense de Municípios e da Caixa Econômica Federal, em parceira com os ministérios das Cidades e da Integração Nacional, além da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. (Ascom Secretaria das Cidades)