Conexão Tocantins Araguaína

Estado

06/10/2011 - Redação

Acontece nesta quinta-feira, 06, em Araguaína, o I Fórum Estadual de Capacitação das Cidades que tem como objetivo apresentar e discutir políticas públicas de incremento ao desenvolvimento regional e oferecer qualificação profissional aos gestores municipais contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e fortalecimento da capacidade técnica e institucional dos municípios nas áreas de planejamento, serviços urbanos e gestão territorial.

Para o secretário das Cidades Ronaldo Dimas a capacitação é uma ferramenta indispensável para o avanço da gestão pública. “O Fórum das Cidades é a grande oportunidade que prefeitos, vereadores, servidores e a comunidade têm para aperfeiçoar conhecimentos e práticas de gestão para a execução de projetos e ações em sintonia com as políticas públicas do Estado e da União.”

Destaca o secretário que anuncia que o evento contará com palestras em diversas áreas como legislação e gestão ambiental; estratégias de desenvolvimento regional; importância do Plano Diretor para o desenvolvimento local; elaboração de projetos e sistema de convênios com o Governo Federal; regularização fundiária; importância dos consórcios municipais na solução de problemas comuns, plano municipal de saneamento; programa nacional de capacitação das cidades, dentre outros.

O fórum é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano, em parceira com o Ministério das Cidades, com Ministério da Integração Nacional e com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. Conta ainda com o apoio da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e da Caixa Econômica Federal. O evento é direcionado a gestores municipais, vereadores, secretários, servidores públicos e representantes de segmentos organizados da sociedade. O I Fórum de Capacitação das Cidades acontece no auditório da OAB, a partir das 8h da manhã. Esse é o primeiro de uma série de três fóruns. As outras duas etapas serão realizadas em Gurupi e Palmas, ainda sem data marcada. (Ascom Secretaria de Cidades)