Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

29/09/2011 - Redação

Foto: Divulgação

O Prefeito de Araguaina, Valuar Barros, participou nesta quarta-feira, 28, em Brasília, do I Encontro dos prefeitos do G 100 – Cidades populosas com alta vulnerabilidade socioeconômica – em 2011. O evento, organizado pela Frente Nacional de Prefeituras aconteceu no Hotel San Marco.

O G 100 é formado pelos 100 municípios com população superior a 80 mil habitantes e que apresentam as menores receitas correntes por habitante.

Participaram do encontro o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o sub chefe de Assuntos Federativos (SAF) da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Olavo Noleto. O Ministério do Desenvolvimento Social e a Caixa Econômica, enviaram seus representantes.

Recentemente o governo federal reconheceu o movimento do G-100, ao incluí-lo como um dos critérios do programa de criação e expansão de campi universitários e de institutos federais de educação profissional e tecnológica, dentro do Pronatec. “A reunião tem o objetivo de debater outras formas de atuação do g100 na formulação e execução de políticas públicas”, destaca o presidente da FNP e prefeito de Vitória (ES), João Coser.

O plano de ampliação da rede de creches e pré-escolas municipais e construção e cobertura de quadras esportivas escolares, que integram ações do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), contempla todas as cidades do g100 e também será debatido no encontro.

O Prefeito de Araguaina, Valuar Barros, destaca a importância de eventos como este, principalmente no que diz respeito as discussões sobre saúde e educação. “Em encontros como este, os gestores de cada município podem trocar experiências, aplicar projetos bem recebidos em diversas regiões, unir força e voz na cobrança ao Governo Federal”, explicou Valuar. (Ascom/Prefeitura de Araguaina)