Conexão Tocantins Araguaína

Campo

26/09/2011 - Redação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 26, técnicos da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário visitam propriedades rurais na região de Pedro Afonso. O objetivo da ação é de pré selecionar as propriedades para implantação de unidades demonstrativas do Pisa - Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas. Na região de Gurupi duas propriedades já foram escolhidas.

As visitas às propriedades estão sendo feitas pela Seagro, Ruraltins, Embrapa, Unitins Agro e Sindicato Rural da região. Em Pedro Afonso as visitas serão acompanhadas pela Copa – Cooperativa Agrícola daquele município. Nos dias 28 e 29, os técnicos estarão na região de Araguaina.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Agropecuário da Seagro, Ricardo Pires Sobrinho, as duas propriedades pré definidas na região de Gurupi atendem os objetivos do Programa. “Levamos em consideração as características da região, o acesso e o interesse do produtor parceiro, na escolha da propriedade”, informou o diretor.

Segundo ele, a unidade demonstrativa será usada como modelo para divulgação do pacote de tecnologia a ser utilizado. O produtor que aderir ao Programa terá linhas de financiamentos diferenciadas, com juros de 5,5% ao ano e poderá implantar o sistema de integração, lavoura e florestas, plantio direto, ou recuperação de pastagens degradas. “O produtor poderá utilizar em sua propriedade a mesma cultura destinada na unidade demonstrativa, que terá características tecnológicas diferentes, como a adubação e o espaçamento e será acompanhada por técnicos do Programa”, afirmou Ricardo.

O Pisa, Programa do Governo Federal, tem o objetivo de buscar a produção de alimentos seguros, com qualidade, agregação de valor, competitividade e geração de emprego e renda. No Tocantins, é coordenado pela Seagro. No próximo dia seis de outubro, os técnicos se reunirão para escolher as propriedades onde o Programa será implantado.(Ascom Seagro)