Conexão Tocantins Araguaína

Estado

24/09/2011 - Redação

Foto: Janivaldo Rocha Prefeito Cleber de Filadélfia se pronuncia durante entrega de bicicletas Prefeito Cleber de Filadélfia se pronuncia durante entrega de bicicletas

O Instituto Pioneiros Mirins concluiu, nessa sexta-feira 23, mais uma etapa de entrega de bicicletas aos seus beneficiários da Diretoria Regional de Ensino de Araguaina. Ao todo, 2.670 crianças foram beneficiadas; Babaçulândia e Goiatins serão atendidas em nova agenda.

A ação do governo ocorreu em conjunto com a Secretaria Estadual da Educação, à qual, por força da Lei nº 2.466/2011, o Instituto é vinculado e foi acompanhada pela professora Edilândia, técnica responsável pelo Programa na DRE de Araguaina e pela professora Tiana, titular da diretoria.

Na mesma ocasião foi apresentado o novo modelo gestor do programa e anunciada a mudança na forma de pagamento da bolsa-auxílio, que a partir do ano que vem será através de cartão magnético.

A presidente Simone Sandri, destacou o combate ao comodismo, à bebida alcoólica, à prostituição infantil e às drogas. “A bicicleta é um bem que não pode ser vendido ou trocado e o valor que pagaremos referente à bolsa-auxílio não poderá ser utilizado para comprar bebidas alcoólicas. É uma ajuda de custo para a formação da criança, cujo valor não pode nos levar ao comodismo, mas servir como incentivo, mas em troca queremos resultados: bom exemplo, assiduidade e boas notas na escola.

Com relação à faixa-etária que será atendida, a presidente explicou: “Antes o pioneiro mirim era desligado do Programa ao completar 15 anos, justamente quando ele mais precisa de apoio até completar sua maior idade. Pensando nisso, o governador Siqueira Campos ampliou esse atendimento, oferecendo subsídios para que o adolescente seja atendido até completar 18 anos. Nesse período dos 16 aos 18 anos, nossos jovens serão preparados para o mercado de trabalho.

Avaliação dos prefeitos

Na cidade de Xambioá, a prefeita Ione Leite falou da evolução da acessibilidade. “Os tempos mudaram, a acessibilidade mudou, em todos os sentidos; e para melhor. É sonho de toda criança possuir uma bicicleta. Assim eu também sonhei, e a minha veio do Maranhão, pois naquele tempo não era tão fácil ter acesso ao mercado. Hoje, temos a honra de estar sendo duplamente beneficiados, pois além dessas 300 doadas pelo Governo do Estado, daqui a quinze dias estaremos recebendo mais 300 bicicletas que conseguimos com a presidente Dilma”, disse a prefeita.

Edjânio Leite, prefeito de Araguanã, cujo município foi destaque na nota do IDEB - 4,8, ressaltou a importância desse Programa que agora passa a ser atendido nas escolas. “Sabíamos que esse programa seria revitalizado, pois foi criado pelo governador Siqueira Campos, e com ele no governo novamente, acreditamos nesse novo modelo gestor”, destacou o gestor.

Em Aragominas, o prefeito Antônio Mota expressou sua satisfação ao participar da entrega das bicicletas e conhecer a nova proposta do Programa. “O governador Siqueira Campos foi muito feliz ao criar esse programa tão importante na vida de tantas famílias. Estou feliz com esta reestruturação, estendendo o atendimento ao pioneiro até completar a maior idade. Estou à disposição, enquanto prefeito e como cidadão, para contribuir com o sucesso dos pioneiros mirins.”, enfatizou o gestor.

Valtenis Lino, de Santa Fé do Araguaia, confessou que não tinha entendido a forma com que o Programa ia funcionar, pois antes era ligado à Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social, mas após conhecer a nova roupagem, mudou de ideia. “Esperávamos apenas a entrega das bicicletas, mas, além disso, a presidente Simone nos apresentou a nova roupagem. Agora, conhecendo a proposta, ligada à Educação, entendo o quanto é importante manter nossas crianças na escola, em tempo integral”, concluiu o prefeito.

Já o prefeito de Filadélfia, Cleber Gomes, disse estar encantado com a nova proposta. “Sabíamos que o governador Siqueira Campos iria resgatar esse Programa que ele criou com muito carinho, e com sua volta eu sabia que os pioneiros mirins voltariam com todo gás, preparando líderes, cidadãos capazes de transformar o futuro”. O prefeito aproveitou a oportunidade para apresentar a folha de serviços prestados em sua gestão, como aquisição de veículos e construção de várias obras. (Assessoria de Imprensa Pioneiros Mirins)