Conexão Tocantins Araguaína

Estado

06/09/2011 - Redação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de garantir a qualidade nos serviços de abastecimento e distribuição da água no município de Araguaina, norte do Estado, a Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins inaugurou no início deste mês, o novo sistema de tratamento para remoção de manganês, mineral presente na água.

A obra, composta de cinco filtros rápidos descendentes pressurizados, com três metros de diâmetro cada, um tanque de sedimentação com três câmaras e duas lagoas para disposição do lodo, custou R$ 1 milhão. Também no local, técnicos da Saneatins monitoram durante o dia a composição físico-química da água para verificar a presença do mineral.

De acordo com a técnica operacional do pólo de Araguaina, Sandra Lúcia Leal, o manganês nas concentrações encontradas naturalmente no subsolo de Araguaina não faz mal à Saúde. “Optamos por realizar as obras porque a presença de partículas pretas de manganês na água gerava insatisfação por parte dos usuários”, afirmou. Para o presidente da Saneatins, José Vicente Marino, os investimentos em Araguaina refletem a preocupação da companhia em garantir a excelência na qualidade dos serviços prestados aos consumidores. “Não só em Araguaina, mas em todos os municípios que possuímos concessão, nosso objetivo é o de garantir um serviço de qualidade e a satisfação plena dos nossos usuários”, afirmou. (Ascom Saneatins)