Conexão Tocantins Araguaína

Estado

28/07/2011 - Redação

A Secretaria Estadual das Cidades está colhendo dados sobre a demanda de comunicação dos municípios. As prefeituras devem responder ao questionário enviado pela secretaria informando sobre infraestrutura de comunicação existente nos municípios e as necessidades locais. As informações vão ajudar a definir os investimentos e capacidade de atendimento do projeto Tocantins Conectado.

Ontem, quarta-feira, 27, começou a etapa de implantação do Projeto Tocantins Conectado e a coleta de dados sobre a demanda de comunicação de todos os órgãos públicos do Estado e das prefeituras que tem como objetivo definir a capacidade de atendimento do projeto. O secretário Ronaldo Dimas avalia que os dados são indispensáveis para orientar os investimentos e atender as necessidades dos órgãos públicos.

O superintendente de Captação de Recursos e Integração Regional, Júlio César Sampaio, informa que já está disponível no site da secretaria o questionário que deve ser respondido pelos órgãos. “Queremos saber o que existe de infraestrutura de comunicação nos municípios e qual a demanda de cada cidade para que possamos definir o que será ofertado para cada localidade e que estrutura vamos precisar para isto”, explica o superintendente, que pede agilidade dos prefeitos e secretários no envio dos dados, conforme formulário disponível na internet pelo site: www.cidades.to.gov.br. A secretaria enviou oficio a todos os órgãos comunicando sobre os procedimentos da consulta.

O projeto Tocantins Conectado aproveita a rede de fibra ótica do sistema Eletrobrás/Eletronorte que corta o Estado de norte a sul e promove um grande salto nas comunicações do Tocantins com disponibilização de internet de banda larga de alta velocidade e tecnologia de transmissão de dados, imagem e som. “Teremos uma rede de alta velocidade em transmissão de dados e com baixo custo. Isso vai permitir efetividade da governança eletrônica com beneficio direto também para a iniciativa privada”, explica o secretário Ronaldo Dimas, ressaltando que o projeto que está sendo executado pelo governo do Estado em parceria com a Eletronorte visa alcançar todos os municípios do Estado.