Conexão Tocantins Araguaína

Estado

06/07/2011 - Redação

Foto: Divulgação

As cidades do Tocantins conectadas e recebendo tecnologia favorável para promover a inclusão digital, a partir das linhas de transmissão da Eletrobras Eletronorte. É o projeto “Tocantins Conectado” uma parceria proposta pela Eletrobras Eletronorte junto ao Governo do Tocantins com o interesse em aproveitar a capacidade de telecomunicação por fibras ópticas beneficiando a sociedade tocantinense.

Para detalhar essa parceria que objetiva um convênio de cooperação técnica, o gerente de representação da presidência da Eletronorte no Tocantins, José Pierre Armond e o gerente regional, Carlos Humberto Sousa e Silva, receberam na tarde desta terça-feira, 05/07, no escritório de Palmas, o secretário de Estado das Cidades, Ronaldo Dimas, com quem já estava sendo articulado o projeto, além 18 representantes se diversas Secretarias do Governo do Estado.

Nesta ocasião os secretários conheceram os detalhes do projeto que visa utilizar a rede já disponível no Linhão Norte Sul, com oito canais de 40 gigas, cedendo parte dessa rede para utilização do governo do Estado para transmissão de dados, voz e imagens pela rede de fibra de ótica. Além de conhecer a capacidade da rede os secretários puderam discutir as formas e tecnologias de atender os municípios levando a rede dos locais por onde passa o Linhão até os municípios e as demandas de utilização da rede.

De acordo com Pierre esse sistema será disponibilizado a custo zero para que o Governo do Estado, proporcionado uma enorme gama de serviços de todos os setores do Estado.

“O impacto na comunicação do estado é imensurável é possível levar telemedicina, fazer segurança pública e monitorar todas as cidades, ter banda larga, telefonia 3G, as operadoras poderão estar utilizando isso também. Quando falamos em telecomunicação e a capacidade que a Eletrobras Eletronorte tem, o céu é o limite, depende da imaginação”, afirma.

De acordo com o gerente de negócios de telecomunicações da Eletrobras Eletronorte, Flávio Roberto Antonio, que fez a apresentação técnica, nesse projeto o produto principal que vai atender e beneficiar a população é a internet. “Nesta reunião podemos perceber que todos os participantes têm demandas e que o Tocantins está querendo fazer o convênio realmente, para isso a Eletronorte está colocando os seus melhores esforços e construindo mecanismos para fazer isso acontecer. Vamos disponibilizar o que o Estado achar necessário a partir de um levantamento que será feito”.

Para o secretário de Estado das Cidades, Ronaldo Dimas, essa reunião além de comunicar a todos os órgãos do Estado o que está sendo proposto, estabelece a implantação de um sistema de governança de uma grande rede de telecomunicações no Estado.

“O governo não poderá utilizar a rede comercialmente, mas podemos distribuir gratuitamente o sinal e esse é um dos objetivos nos pequenos municípios, e uma das propostas do nosso governo. Teremos uma rede de altíssima velocidade a um custo muito baixo, em que não dá para dizer quanto o Estado vai economizar implantando sistema de segurança por exemplo que ainda não existe mas que é necessário. Estamos prevendo que em uma primeira etapa seja implantado em aproximadamente 50 municípios, a partir daí e ao longo dos próximos três anos atender todos os 139 municípios”.

A próxima etapa do projeto será o levantamento de todas as demandas do Estado por cidades e por região para que seja possível verificar os custos da instalação dos pontos de acesso.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Eletrobras

Por: Redação

Tags: Eletrobrás, Eletronorte, Ronaldo Dimas